GUIA DO ALUNO

Baixe aqui os formulários desta seção

Covid-19: Medidas Emergenciais adotadas pelo PPGEE (clique aqui)


 

Projeto de Dissertação de Mestrado


O Projeto de Dissertação de Mestrado deve ser entregue por TODOS os mestrandos, com o prazo de 60 (sessenta) dias, após a segunda matrícula, conforme Parágrafo 1º, do Artigo 2º, da Resolução do PPGEE nº 01/2005.

 O encaminhamento deste documento deve ocorrer via e-mail, para ppgee@cpdee.ufmg.br, e incluir no campo Assunto a expressão "Plano de Dissertação de Mestrado". O documento deve conter a assinatura do orientador.

 O Projeto de Dissertação de Mestrado deve conter características como ser específico, mensurável, alcançável, realista e ter um prazo. Outras sugestões de um Plano é de que seja coeso, objetivo, coerente e responda a uma demanda. Estar entre 5 a 10 páginas de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

 A título de sugestão, o Plano de Trabalho deve conter os seguintes itens, quando se encaixarem:


1.     Capa, com informações como Título, autor, Orientação e/ou Co-orientação, data da confecção.

2.     Folha de aprovação do documento com as assinaturas pertinentes. 

3.     Introdução.

4.     Motivação e Justificativa da Pesquisa.

5.     Formulação do Problema de Pesquisa.

6.     Objetivos: Geral e Específicos.

7.     Metodologia.

8.     Recursos: Financeiros, Materiais, Equipamentos, Humanos, etc.

9.     Cronograma.

10.   Referências.

 

Informações sobre o recebimento de Bolsas do CNPq


Para respondermos as perguntas mais recorrentes disponibilizamos o resumo abaixo.


. Tem direito a bolsa do CNPq: Aquele que recebe de projeto de pesquisa e não tenha vínculo empregatício; se trabalhar e quiser a bolsa, deve encerrar contrato com o local onde trabalha e escolher a bolsa de doutorado como nova renda.

 . Se trabalho, tenho direito à bolsa? Não. Só pode receber se encerrar contrato com a instituição e, depois, solicitar a bolsa a agência de fomento.

 . Tenho a bolsa do CNPq, posso trabalhar e manter a bolsa? Sim, desde que tenha o aval do orientador e de que a atividade tenha relação com o estudo (área acadêmica, pois auxilia no currículo do futuro professor/pesquisador). Nessa situação, sua condição é de bolsista antes do vínculo empregatício.



Concessão de Bolsas


Para se tornar candidato à bolsa, seja de Mestrado ou de Doutorado; o aluno, regularmente matriculado, deverá solicitar ao seu orientador que o indique à Coordenação do PPGEE, seguindo procedimento específico, conforme as resoluções abaixo. A decisão de indicação ou não, é do orientador.

Resolução PPGEE Nº 01/2024: Define os critérios para distribuição de bolsas de Mestrado e de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica para discentes sem atividade remunerada ou outros rendimentos (substitui as resoluções 06/2019 e 03/2018).

 

Resolução PPGEE Nº 02/2024: Define critérios para distribuição, acúmulo e manutenção de bolsas de Mestrado, Doutorado, e Pós-Doutorado com atividade remunerada ou outros rendimentos (substitui a resolução 02/2023).

 

Etapas para entrega final do trabalho de conclusão (Mestrado/Doutorado)

 

1) Solicitar junto à Biblioteca da Escola de Engenharia a ficha catalográfica (https://www.eng.ufmg.br/portal/category/administracao-central/biblioteca-administracao-central/)

2) Anexar na versão final, a ficha catalográfica e a folha de aprovação, criando-se um arquivo em PDF,

3) Fazer Upload do arquivo da versão final no site da PPGEE (responsabilidade do Orientador)

4) Fazer a submissão do trabalho no Repositório Institucional da UFMG (veja tutorial abaixo)

5) Enviar por e-mail o requerimento de diploma (link abaixo), juntamente com a documentação (relação de documentos está no requerimento), para dar entrada no processo de diploma.


www.ppgee.ufmg.br/docs/RequerimentoDiploma.pdf

 

Orientações para solicitação de prioridade para registro do diploma:



 https://www2.ufmg.br/drca/drca/Home/Registro-de-Diplomas/Prioridade-de-Registro

  

Tutorais - Repositório Institucional da UFMG

 

 Este tutorial visa instruir o discente sobre as regras de submissão do trabalho e sobre os passos executados no sistema SEI. (enviar o processo para ENGENHARIA-SECCPGELE)


Link para tutorial em vídeo (copiar o link e abrir em qualquer navegador):
https://youtu.be/Bd8YPRWfLa0

Arquivo de tutorial em pdf (copiar o link e abrir em qualquer navegador):
https://repositorio.ufmg.br/static/politica/tutorial-de-autoarquivamento-trabalhos-academicos.pdf 

Link para solicitação de cadastro como usuário externo SEI (copiar o link e abrir em qualquer navegador)

https://sei.ufmg.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&id_orgao_acesso_externo=0 


Emissão de 2ª Via de Diploma

 

Alunos de pós-graduação que desejem a segunda via de seus diplomas, devem fazer a solicitação da emissão de seus diplomas/certificados à secretaria do PPGEE. Esta segunda via será emitida de forma física. A emissão de uma nova via do diploma torna inválida a via anterior.

É cobrada uma taxa no valor de R$ 80,00 para a emissão da segunda via do diploma.

Solicitação de segunda via para flexão de gênero, nos termos da lei 12.605/2012, está isenta desta taxa.

Procedimentos para solicitação de 2ª Via de Diploma:

Enviar para o e-mail ppgee.cpdee@ufmg.br, os seguintes documentos (em PDF único):

- Certidão de nascimento/casamento

- Identidade

- CPF

- GRU e comprovante de seu pagamento

-Formulário Requisição Segunda Via  *

* O formulário de requisição de segunda via deverá ser impresso, assinado e digitalizado. Apenas assinaturas digitais da plataforma gov.br serão aceitas.


Link para o formulário de Requisição de Segunda Via:

www2.ufmg.br/drca/content/download/30683/203702/file/Formul%C3%A1rio%20de%20requisi%C3%A7%C3%A3o%20de%20segunda%20via.pdf


Instruções para emissão da GRU


www2.ufmg.br/drca/drca/Home/Registro-de-Diplomas/Taxas-de-Registro-de-Diplomas

 

Orientações para Normalização de Trabalhos Acadêmicos

 

Diretrizes para normalização de trabalhos acadêmicos da UFMG

https://repositorio.ufmg.br/static/politica/diretrizes-para-normalizacao-de-trabalhos-academicos-da-UFMG.pdf


Checklist para composição do arquivo de autoarquivamento

https://repositorio.ufmg.br/static/politica/check-list-para-composicao-do-arquivo-de-autoarquivamento.pdf


Tutorial de conversão de arquivos para PDFA

https://repositorio.ufmg.br/static/politica/tutorial-de-conversao-de-arquivos-para-PDFA.pdf

 

Solicitação de Declarações e Histórico Escolar


Toda solicitação de declaração deve ser realizada via e-mail 
ppgee@cpdee.ufmg.br. Na solicitação, deve conter nome completo e número de matrícula.


O prazo para entrega do documento solicitado é três dias úteis.


ATENÇÃO

Ex-alunos da Pós Graduação podem obter seu Histórico com QRcode acessando o link

https://sistemas.ufmg.br/iaWeb

 Observação: caso tenha algum problema na emissão de seu histórico, envie um e-mail para suporte@dti.ufmg.br 


Orientação para Publicações em periódicos e eventos



Todo aluno de mestrado e doutorado
 deverá, em seus artigos a serem submetidos/publicados em periódicos internacionais/nacionais ou eventos científicos internacionais/nacionais, indicar como endereço/afiliação uma dentre as formas abaixo:


1.     Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - Universidade Federal de Minas Gerais - Av. Antônio Carlos 6627, 31270-901, Belo Horizonte, MG, Brasil

2.     Graduate Program in Electrical Engineering - Universidade Federal de Minas Gerais - Av. Antônio Carlos 6627, 31270-901, Belo Horizonte, MG, Brazil


Atenção: Para solicitar apoio para participação em Evento, é obrigatório que a afiliação do aluno do PPG Eng. Elétrica - UFMG esteja no formato acima.


Observação: os Alunos que tenham vínculo com outra Instituição de Ensino/Empresa também devem indicar a afiliação acima, além de sua Instituição/Empresa de Origem.

IMPORTANTE: O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica recebe apoio da CAPES por meio do Programa PROEX, que promove atividades acadêmicas. Desta forma, é obrigatório que todos os alunos incluam agradecimentos à CAPES em suas publicações, mesmo que não recebam bolsa ou recebam bolsa de outra agência/projeto. 


Os agradecimentos deverão ser feitos no seguinte formato:


PORTUGUÊS

Este trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) por meio do Programa de Excelência Acadêmica (PROEX).


INGLÊS

This work was carried out with the support of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - Brazil (CAPES) through the Academic Excellence Program (PROEX).

 

Solicitação de Apoio Financeiro para Participar de Evento Científico


As solicitações de auxílio financeiro deverão ser feitas com no mínimo 60 dias de antecedência, através do acesso restritoImportante incluir na solicitação uma estimativa de custo.

O auxílio financeiro cobre despesas com inscrição, passagens e diárias (em valor fixo definido pela CAPES) e será pago na forma de reembolso, para despesas feitas à partir de 02/07/2024.

IMPORTANTE: para ter direito ao reembolso, o aluno deverá ter vínculo ativo com o programa na época do pagamento. 

Para consultar os valores de diárias, acesse o link: 

https://www.gov.br/cnpq/pt-br/acesso-a-informacao/bolsas-e-auxilios/auxilios-1/tabela-de-valores-diarias-para-auxilios


Requisitos para Defesa de Dissertação/Tese

 

Os requisitos para defesa encontram-se na Resolução PPGEE 02/2010, a qual pode ser acessada pelo link:

https://www.ppgee.ufmg.br/regresol.php


Prazo máximo para defesa:
 48 meses para alunos de Doutorado e 24 meses para alunos de Mestrado.

 

Comprovação de Conhecimento de Língua Inglesa

 

Os alunos de mestrado, com entrada a partir de Agosto de 2010, deverão apresentar, no prazo máximo de 12 meses a contar da data de sua primeira matrícula no Programa, comprovação de conhecimento de língua inglesa. A comprovação solicitada é requisito para a continuidade dos estudos no mestrado, exigindo-se rendimento mínimo de 60%. O não cumprimento desta determinação implicará a exclusão do aluno do curso de mestrado do PPGEE.


Já os alunos de doutorado, com entrada a partir de 2011, deverão apresentar, no prazo máximo de 24 meses a contar da data de sua primeira matrícula no Programa, comprovação de conhecimento de língua inglesa, conforme indicações acima.


A comprovação de conhecimento da língua inglesa deverá ser feita mediante a apresentação de um dos seguintes certificados de aprovação obtidos nos últimos 3 anos:

 

1.     Certificado de conhecimento de língua inglesa instrumental emitido pelo Cenex-FALE/UFMG e realizado para a Área 2: Ciências Exatas e da Terra, Engenharias. Esse certificado tem validade de 3 (três) anos;

2.     CAMBRIDGE, IELTS, MICHIGAN, TOEFL, TOEIC com percentual de 60% do valor total possível nos referidos testes, aplicados por instituições credenciadas. Esse certificado tem validade de 5 (cinco) anos.

 

O certificado deverá ser enviado, dentro do prazo estabelecido acima, para o e-mail ppgee@cpdee.ufmg.br.

 

Créditos

 

Conforme Regulamento do Programa, em seus Artigos 77 e 78, o aluno de doutorado deverá cursar no mínimo 23 créditos e o aluno de mestrado, no mínimo 25 créditos.

 

Exclusão do Programa por não Renovação da Matrícula

 

Conforme as Normas Gerais da Pós-Graduação da UFMG, em seu Artigo 64, será excluído do curso o aluno que deixar de renovar, a cada semestre, sua matrícula nas atividades acadêmicas.


ATENÇÃO: Para matrícula em Elaboração de Trabalho Final, o Artigo 72, do Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, prevê que deve ter completado o número de créditos exigidos para o Doutorado ou Mestrado.  


Exclusão do Programa por não submissão ou não aprovação em Exame de Qualificação


 Conforme o Artigo 76 do 
Regulamento do Programao aluno de doutorado que não se submeter ou não vir a ser aprovado no Exame de Qualificação de Doutorado será excluído do Programa.

 

Exclusão do Programa por Rendimento Insuficiente

 

Conforme o Artigo 76 das Normas Gerais da Pós-Graduação da UFMG, o aluno que obtiver conceito E ou F, mais de uma vez, na mesma ou em diferentes atividades acadêmicas será automaticamente excluído do curso.

 

Marcação de Defesa ou Solicitação de Prorrogação de Prazo para Defesa

 

A solicitação de marcação de Defesa ou Prorrogação de prazo para defesa deve ser iniciada pelo aluno na opção "Acesso Restrito" no site do Programa: www.ppgee.ufmg.br

Posteriormente, o orientador fará a avaliação e o preenchimento de todos os dados pertinentes com prazo mínimo de 60 (sessenta) dias antes do término do prazo para a defesa. Ao final da avaliação do pedido pelo orientador, a solicitação também será avaliada por um parecerista e, em seguida, para votação pelos membros do Colegiado.

ATENÇÃO


Por determinação da Coordenação do Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica, agora torna-se necessário que faça também a marcação de sua defesa no MinhaUFMG.

 

A marcação no MinhaUFMG funciona da seguinte maneira:

1º O aluno faz a marcação

 

 2º Em seguida o Orientador lança os membros da banca

 

Formalização de Orientação no Mestrado

 

Todo aluno de mestrado deverá formalizar um orientador antes de sua segunda matrícula no curso, isto é, ainda em seu primeiro semestre de curso.

A solicitação de indicação de orientação é realizada, via o "Acesso Restrito" no site do Programa, por aquele professor que se propõe a orientar, em determinada linha de pesquisa.

Somente é possível orientar os professores do quadro permanente. Os professores colaboradores não poderão.

 

Frequência de aluno bolsista

 

Todo aluno, com bolsa CNPq, CAPES ou FAPEMIG, cota do Programa, deverá realizar no seu login do “Acesso Restrito” a marcação da frequência entre o primeiro e o décimo dia útil de cada mês.

 

Solicitação de Acerto de Matrícula

 

O acerto de matrícula será realizado dentro do período indicado no Calendário Acadêmico da UFMG para os alunos, utilizando o Formulário de Acerto de Matrícula, devidamente preenchido e assinado pelo aluno e por seu orientador.

O formulário deverá ser enviado para o e-mail ppgee@cpdee.ufmg.br.


Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE/CAPES

 

Para detalhes sobre bolsa sanduíche vide o Regulamento do PDSE.


Aproveitamento de Estudos e Dispensa de Crédito


Os Pedidos de aproveitamento de Estudos e ou dispensa de créditos, deverão ser efetuados exclusivamente via acesso restrito do site do PPGEE.
 
https://www.ppgee.ufmg.br/acessorestrito/
 

Documentos a serem anexados ao pedido:

 

1. Requerimento próprio (disponível na aba de Formulários - https://ppgee.ufmg.br/forms.php  do site PPGEE - preencher um requerimento para cada disciplina a ser dispensada);


2. Historico Escolar (Em caso de aproveitamento de disciplina cursada como Isolada no PPGEE, solicitar na Secretaria o certificado de conclusão da disciplina)

3. Solicitar a anuência do orientador no(s) requerimento(s) de aproveitamento de estudos e ou dispensa de crédito. Como não existe espaço específico no formulário para esta anuência, o orientador poderá assinar ao lado da assinatura do aluno);

 

Atenção: Para aproveitamento de disciplinas cursadas em outros programas de pós-graduação da UFMG ou de outras instituições, é necessário anexar ao requerimento a ementa e o programa da disciplina.

  

Diferença entre Aproveitamento de Estudos e Dispensa de Créditos

 

Aproveitamento de Estudos: são disciplinas cursadas no PPGEE, como Disciplinas Isoladas. No caso de disciplinas cursadas em outras Instituições, o aluno poderá utilizar este formulário, informando em qual disciplina do PPGEE deseja o aproveitamento de atividades.

 

Dispensa de Créditos: são disciplinas cursadas que não tenham equivalência com o PPGEE e/ou tenham sido realizadas Disciplinas Isoladas em outros Programas de Pós-Graduação na UFMG, mas que possuam relevância para o(a) estudante.

  

Observações:

·     Para as solicitações de Aproveitamento de Estudos ou Dispensa de Créditos, os discentes do Mestrado já devem possuir orientador definido.


Disciplinas Isoladas


É a matrícula permitida a qualquer pessoa graduada, não pertencente ao corpo discente da UFMG, em disciplinas integrantes dos currículos do curso de pós-graduação, para complementação ou atualização de conhecimento.


 Para acessar a inscrição, preencha o Protocolo de Requerimento on-line .

 

Documentação necessária a ser anexada ao Requerimento (todos os documentos no formato PDF):

 

·           Curriculum Vitae atualizado (obrigatório anexar).

·           Histórico Escolar da Graduação (obrigatório anexar).

·           Histórico Escolar da Pós-Graduação, se for o caso.

 

Para Matrícula:

 A documentação para a matrícula será informada pela Secretaria do PPGEE, após o resultado do processo seletivo.

 

Certificado: O certificado de conclusão da disciplina deve ser solicitado à Secretaria do PPGEE, após o encerramento do período letivo.

 

Observação: Serão aceitas até três disciplinas isoladas para aproveitamento de estudos para o Mestrado e até duas disciplinas isoladas para aproveitamento de estudos no Doutorado. Em ambos os casos considerando que se tenha obtido conceito A ou B e que a disciplina tenha sido cursada nos últimos 3 anos.



 

Disciplinas Eletivas


Disponibilizadas para pessoas com vínculo acadêmico com a UFMG.

 

Documentação necessária:

 

- Requerimento próprio

(disponível no site: https://www.ppgee.ufmg.br/forms.php);


- Anuência do Orientador (no caso de alunos de Pós Graduação) ou do Coordenador do Curso (no caso de alunos de graduação);

 

Enviar a documentação para o e-mail ppgee@cpdee.ufmg.br.


Matrícula: data conforme o estabelecido no Calendário Acadêmico da UFMG, divulgado na página: www.ufmg.br

 

Atenção: As datas do protocolo de requerimento e de matrícula seguem rigorosamente o calendário definido pela UFMG.

 

Trancamento Total de Matrícula e Trancamento Parcial de Disciplinas


1) Trancamento Total de Matrícula: Protocolo de Requerimento:

O período de trancamento total segue o estabelecido no Calendário Acadêmico da UFMG, divulgado na página: www.ufmg.br

 

Documentação necessária:

- Requerimento preenchido apresentando a devida justificativa para o trancamento, formulário disponível em Trancamento Total;

- Anuência/de acordo do orientador.

Enviar a documentação para o e-mail ppgee@cpdee.ufmg.br.

  

2) Trancamento Parcial de Disciplinas:

Protocolo de Requerimento: Data conforme o estabelecido no Calendário Acadêmico da UFMG, divulgado na página: www.ufmg.br

 

Documentação necessária:

- Requerimento preenchido, formulário disponível em Trancamento Parcial;

- Anuência/de acordo do orientador.

Enviar a documentação para o e-mail ppgee@cpdee.ufmg.br.

 

Ética e Integridade na Prática Científica - LEITURA RECOMENDADA


O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) propõe recomendações e divulga diretrizes sobre Ética e Integridade na Prática Científica. Relatório completo em: 
Ética e Integridade na Prática Científica.

 

 

 

 

  



Notícias

Notícias anteriores

08/10/2024
APROVADOS EM DISCIPLINAS ISOLADAS 2024/2º
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

20/09/2024
Disciplinas Isoladas - 2024 2º
[ Detalhes ] [ Link ]

17/09/2024
Homologação e Resultados Doutorado Fluxo Contínuo
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

17/09/2024
Representantes Discentes no Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

17/09/2024
Mestrando Alexandre Gomes Caldeira do PPGEE recebe o Prêmio Cândido Pinto de Melo
[ Detalhes ]

17/09/2024
Doutorando Victor Miranda e colegas recebem Prêmio JCAES 2024
[ Detalhes ]

13/09/2024
Melhor Tese em Engenharia Elétrica em 2024 é do PPGEE/UFMG!
[ Detalhes ]

30/08/2024
PROCESSO SELETIVO MESTRADO 2024/2º - CONVOCAÇÃO DE EXCEDENTES
[ Detalhes ] [ Link ]

27/08/2024
Funcionamento da Secretaria 28/08 a 03/09
[ Detalhes ]

26/08/2024
INSCRIÇÃO PARA DISCIPLINA ISOLADA 2024/2º
[ Detalhes ]

19/08/2024
Homologação e Resultados Doutorado Fluxo Contínuo - Reunião nº 353
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

16/08/2024
Novas Resoluções sobre Distribuições de Bolsas no PPGEE
[ Detalhes ] [ Link ]

02/08/2024
RESULTADO DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES - MESTRADO 2024/2º
[ Detalhes ] [ Link ]

22/07/2024
Homologação e Resultados Doutorado Fluxo Contínuo - Reunião 352
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

17/06/2024
Homologação e Resultados Doutorado Fluxo Contínuo - Reunião 351
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

14/06/2024
Retificação do cronograma do processo seletivo para o Mestrado 2024/2
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

14/05/2024
Homologação e Resultados Doutorado Fluxo Contínuo - Reunião 350
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

10/05/2024
PPGEE divulga Edital de Seleção de Mestrado 2024/2º
[ Detalhes ] [ Link ]

18/04/2024
Homologação e Resultados Doutorado Fluxo Contínuo - Reunião 348
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

23/01/2024
INSCRIÇÃO PARA DISCIPLINA ISOLADA 2024/1º
[ Detalhes ] [ Link ]

02/01/2024
PROCESSO SELETIVO MESTRADO 2024/1º
[ Detalhes ] [ Link ]

15/12/2023
RESULTADO PROCESSO SELETIVO MESTRADO 2024/1º
[ Detalhes ] [ Link ]

06/12/2023
RESULTADO DO DEFERIMENTO DAS INSCRIÇÕES - MESTRADO 2024/1º
[ Detalhes ] [ Link ]

05/12/2023
Homologação e Resultados Doutorado Fluxo Contínuo - AD REFERENDUM
[ Detalhes ] [ Link ]

04/12/2023
Homologação e Resultados Doutorado Fluxo Contínuo - AD REFERENDUM
[ Detalhes ] [ Link ]

28/11/2023
Calendário de Matrícula 2024/1º
[ Detalhes ] [ Link ] [ Baixar arquivo ]

14/11/2023
Homologação e Resultados Doutorado Fluxo Contínuo - AD REFERENDUM
[ Detalhes ] [ Link ]

10/11/2023
Homologação e Resultados Doutorado Fluxo Contínuo - Reunião 345
[ Detalhes ] [ Link ]

08/11/2023
PPGEE divulga Edital de Seleção de Mestrado 2024/1º
[ Detalhes ]

24/10/2023
Resolução 02/2023 - Define critérios para o acúmulo de bolsas concedidas pela CAPES a discentes que tenham outra atividade remunerada.
[ Baixar arquivo ]

23/10/2023
Homologação e Resultados Doutorado Fluxo Contínuo - Reunião 344
[ Baixar arquivo ]

25/09/2023
Homologação e Resultados Doutorado Fluxo Contínuo - Reunião 343
[ Detalhes ] [ Link ] [ Baixar arquivo ]

24/08/2023
APROVADOS EM DISCIPLINAS ISOLADAS 2023/2
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

21/08/2023
Homologação de Resultados de Doutorado Fluxo Contínuo - Reunião 342
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

20/07/2023
Homologação de Resultados de Doutorado Fluxo Contínuo - Reunião 341
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

07/07/2023
RESULTADO PROCESSO SELETIVO MESTRADO 2023/2
[ Detalhes ] [ Link ]

26/06/2023
INSCRIÇÃO PARA DISCIPLINA ISOLADA 2023/2º
[ Detalhes ] [ Link ]

12/06/2023
RESULTADO DO DEFERIMENTO DAS INSCRIÇÕES - MESTRADO - 2023/2
[ Detalhes ] [ Link ]

15/05/2023
Homologação de Resutados Doutorado Fluxo Contínuo - Reunião 338
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

03/05/2023
PPGEE divulga Edital de Seleção de Mestrado 2023/2º
[ Detalhes ] [ Link ]

28/04/2023
Indicação Prêmio CAPES de Teses de 2023
[ Detalhes ] [ Link ]

24/04/2023
Processo seletivo da Especialização em Energias Renováveis - EDITAL ABERTO
[ Detalhes ] [ Link ]

18/04/2023
Homologação e Resultados Doutorado Fluxo Contínuo - Reunião 337
[ Detalhes ] [ Link ] [ Baixar arquivo ]

08/03/2023
APROVADOS EM DISCIPLINAS ISOLADAS 2023/1
[ Detalhes ] [ Link ] [ Baixar arquivo ]

19/01/2023
INSCRIÇÃO PARA DISCIPLINA ISOLADA 2023/1º
[ Detalhes ] [ Link ]

16/12/2022
PPGEE divulga cronograma de Seleção de Mestrado 2023/1º
[ Detalhes ] [ Link ]

16/12/2022
Homologação e Resultados de Doutorado - Reunião 334
[ Detalhes ] [ Link ]

25/11/2022
Matrícula 1º Semestre de 2023
[ Detalhes ] [ Link ]

18/11/2022
Homologação e Resultados de Doutorado Reunião 332
[ Detalhes ] [ Link ]

25/10/2022
Prêmio Melhor Artigo de Doutorado CBA 2022
[ Detalhes ]

21/10/2022
Grande Prêmio UFMG de Teses premia pesquisa do PPGEE
[ Detalhes ] [ Link ]

19/10/2022
Homologação e Resultados de Doutorado Reunião 331
[ Detalhes ] [ Link ]

19/09/2022
Homologação e Resultados de Doutorado Reunião 330
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

12/09/2022
Resultado da eleição para recomposição de representação docente do Colegiado do PPGEE
[ Detalhes ]

08/09/2022
APROVADOS EM DISCIPLINAS ISOLADAS 2022/2
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

06/09/2022
Chapa dos Candidatos a Representantes Docentes da Área de Sinais e Sistemas
[ Baixar arquivo ]

26/08/2022
Homologação e Resultados de Doutorado Reunião 329
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

22/08/2022
EDITAL 001/2022 ELEIÇÃO DE REPRESENTANTE DOCENTE
[ Detalhes ] [ Link ] [ Baixar arquivo ]

17/08/2022
INSCRIÇÃO PARA DISCIPLINA ISOLADA 2022/2º
[ Detalhes ] [ Link ]

22/07/2022
Homologação e Resultado Reunião 328
[ Detalhes ] [ Link ]

01/07/2022
Resultado final do Processo Seletivo de Mestrado 2022/2
[ Detalhes ] [ Link ]

03/05/2022
PPGEE divulga cronograma de Seleção de Mestrado 2022/2
[ Detalhes ] [ Link ]

14/04/2022
Homologação e Resultados Reunião 323
[ Detalhes ] [ Link ] [ Baixar arquivo ]

08/04/2022
APROVADOS DISCIPLINA ISOLADA 2022/1
[ Detalhes ] [ Link ] [ Baixar arquivo ]

22/03/2022
INSCRIÇÃO PARA DISCIPLINA ISOLADA 2022 1º
[ Detalhes ] [ Link ] [ Baixar arquivo ]

15/02/2022
Homologação e Resultados Reunião 320
[ Detalhes ] [ Link ] [ Baixar arquivo ]

15/02/2022
RESULTADO DO DEFERIMENTO DAS INSCRIÇÕES - MESTRADO - 2022/1
[ Detalhes ] [ Link ] [ Baixar arquivo ]

23/12/2021
Portaria 013/2021 - Comissão de Credenciamento e de Ranqueamento Docentes
[ Detalhes ] [ Link ]

17/12/2021
Homologação e Resultados Reunião do Colegiado 318
[ Detalhes ] [ Link ] [ Baixar arquivo ]

10/11/2021
Homologação e Resultados Reunião do Colegiado 317
[ Detalhes ] [ Link ]

08/11/2021
Retorno ao Atendimento Presencial
[ Detalhes ]

05/11/2021
Alteração de endereço de e-mail
[ Detalhes ]

29/10/2021
Semana do Conhecimento é encerrada com premiação dos trabalhos de destaque
[ Detalhes ] [ Link ]

28/10/2021
Grande Prêmio UFMG de Teses contempla pesquisas do PPGEE
[ Detalhes ] [ Link ]

19/10/2021
Homologação e Resultados Reunião do Colegiado 316
[ Detalhes ] [ Link ]

15/10/2021
UFMG é a melhor federal em ranking de cientistas mais produtivos e influentes
[ Detalhes ]

13/10/2021
Suspensão das taxas escolares para exepdição de documentos
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

08/10/2021
Resultado dos Requerimentos de Disciplina Isoladas 2021/2
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

07/10/2021
Ponto facultativo 11/10/2021
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

04/10/2021
Desligamento Automático por Não Matrícula
[ Detalhes ]

28/09/2021
PPGEE informa sobre a oferta de Disciplinas Isoladas em Ensino Remoto Emergencial
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

24/09/2021
Divulgada listas de Resultado do Mestrado 2021/2
[ Detalhes ] [ Link ]

17/09/2021
Resultado Eleitoral para Recomposição do Colegiado do PPGEE
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

16/09/2021
Divulgado resultado das inscrições homologadas e indeferidas para Mestrado 2021/2
[ Link ]

10/09/2021
Secretaria do PPGEE retifica a lista dos Candidatos referente ao Edital 001/2021
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

09/09/2021
Colegiado divulga Comissão de Seleção do Mestrado 2021/2
[ Detalhes ] [ Link ]

08/09/2021
Secretaria do PPGEE divulga lista dos Candidatos referente ao Edital 001/2021
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

08/09/2021
Colegiado do PPGEE define distribuição de Vagas para o Mestrado
[ Detalhes ] [ Link ]

08/09/2021
Homologação e Resultados Reunião do Colegiado 314
[ Link ] [ Baixar arquivo ]

31/08/2021
PPGEE divulga cronograma de Seleção de Mestrado 2021/2
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

31/08/2021
Certificado Digital Pessoal – ICPEdu
[ Detalhes ] [ Link ]

26/08/2021
Coordenação do PPGEE digulga Edital para recomposição dos membros do Colegiado
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

24/08/2021
PPGEE divulga calendário para matrícula no segundo semestre de 2021
[ Detalhes ]

20/08/2021
PPGEE divulga Edital de Seleção para Bolsista PNPD da Linha CAR - ATUALIZAÇÃO
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

16/08/2021
Bolsista recebe prêmio de melhor tese do mundo
[ Detalhes ] [ Link ]

16/08/2021
Homologação e Resultados Reunião do Colegiado 313
[ Link ] [ Baixar arquivo ]

14/08/2021
PPGEE divulga Edital de Seleção para Bolsista PNPD da Linha CAR
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

15/07/2021
Homologação e Resultados Reunião do Colegiado 312
[ Link ]

12/07/2021
Discente recebe Prêmio Internacional
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

23/06/2021
Consulta de Calendários de Exames de Proficiência do Cenex da Faculdade de Letras
[ Detalhes ]

11/06/2021
Divulgado Resultado Doutorado Fluxo Contínuo da Reunião 311 do Colegiado
[ Link ]

02/06/2021
Nova Coordenação do PPGEE
[ Detalhes ]

25/05/2021
Resultado dos Requerimentos de Disciplina Isoladas
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

18/05/2021
Homologação e Resultados Reunião do Colegiado 310
[ Link ]

06/05/2021
Candidatos Homologados para Coordenação do PPEGEE
[ Detalhes ]

03/05/2021
Candidatos Inscritos para Coordenação do PPGEE
[ Detalhes ]

03/05/2021
Certificado de Disciplina Isolada
[ Detalhes ]

03/05/2021
Comunidade da UFMG pode visualizar conteúdo da ABNT Coleção
[ Link ]

01/05/2021
Data limite para envio de documentos
[ Detalhes ]

26/04/2021
PPGEE informa sobre a oferta de Disciplinas Isoladas em Ensino Remoto Emergencial
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

25/04/2021
Divulgado Resultado do Mestrado 2021/1 - LEIA COM ATENÇÃO
[ Detalhes ]

13/04/2021
Divulgado resultado das inscrições homologadas e indeferidas para Mestrado 2021/1
[ Link ]

13/04/2021
Divulgado último resulltado do Doutorado Fluxo Contínuo 2020, Ad Referendum
[ Link ]

11/04/2021
Divulgado Edital 019/2021 para eleição da Coordenação do PPGEE
[ Baixar arquivo ]

24/03/2021
Divulgado Resultado Doutorado Fluxo Contínuo da Reunião 308 do Colegiado
[ Link ]

01/03/2021
Divulgado Resultado Doutorado Fluxo Contínuo da Reunião 307 do Colegiado
[ Link ]

01/03/2021
Grade de Horários para 2021/1
[ Detalhes ]

26/02/2021
Calendário Acadêmico 2021
[ Link ]

19/01/2021
Divulgado Resultado Doutorado Fluxo Contínuo da Reunião 306 do Colegiado
[ Link ]

04/01/2021
Retorno de Emissão de Documentos
[ Detalhes ]

04/01/2021
Você está irregular no PPGEE?
[ Detalhes ]

18/12/2020
Histórico com QRcode para ex-alunos
[ Detalhes ]

18/12/2020
‘MonitoraCovid UFMG’ acompanha pessoas da comunidade em atividade presencial e semipresencial
[ Link ]

10/12/2020
Resultado dos Requerimentos de Disciplina Isoladas
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

09/12/2020
Divulgado Resultado Doutorado Fluxo Contínuo da Reunião 305 do Colegiado
[ Link ]

27/11/2020
Abertura de Edital para preenchimento de vagas remanescentes para Doutorado
[ Detalhes ]

26/11/2020
Prêmio SOBRAEP de Melhor Tese Conferido a Tese Realizada no PPGEE
[ Detalhes ]

18/11/2020
PPGEE informa sobre a oferta de Disciplinas Isoladas em Ensino Remoto Emergencial
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

17/11/2020
Tutorial Emissão de Histórico e Comprovante de Matrícula
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

03/11/2020
Divulgado Resultado de Seleção do Mestrado 2020/2
[ Detalhes ]

22/10/2020
Envio de Mensagens
[ Detalhes ]

10/10/2020
Instruções para entrega da versão final no Repositório Institucional
[ Detalhes ]

29/09/2020
Grade de Horários para 2020/2
[ Detalhes ]

23/09/2020
Divulgado Edital de Seleção para Mestrado
[ Detalhes ]

28/08/2020
Retificação do Edital Regular de Seleção 2020 - Mestrado e Doutorado publicado
[ Detalhes ]

24/08/2020
Calendário Acadêmico Atualizado
[ Baixar arquivo ]

30/07/2020
Ferramentas para Ensino Remoto Emergencial
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

30/07/2020
Atualização de Listas de E-mail
[ Detalhes ]

11/07/2020
UFMG define Calendário
[ Link ]

29/06/2020
Retorno das Atividades Acadêmicas do PPGEE
[ Detalhes ]

10/06/2020
Solicitação de Diploma
[ Detalhes ]

04/06/2020
Retificação do Edital Regular de Seleção 2020 - Mestrado e Doutorado publicado
[ Detalhes ]

11/05/2020
Instruções para as Defesas e Exames que ocorrerem remotamente
[ Detalhes ]

24/03/2020
Comunicado do Comitê Coronavírus – Escola de Engenharia - 23/03/20
[ Detalhes ]

23/03/2020
Breve Relatório de Produção Técnico-Científica do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2015 a 2019
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

21/03/2020
UFMG suspende atividades administrativas presenciais a partir de segunda, 23
[ Link ]

19/03/2020
Medidas Emergenciais
[ Detalhes ]

16/03/2020
UFMG anuncia suspensão das aulas presenciais a partir de quarta-feira, 18
[ Detalhes ]

15/03/2020
CORONAVIRUS: Atendimento Presencial suspenso
[ Detalhes ]

09/03/2020
Resultado dos Requerimentos de Disciplina Isoladas
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

04/03/2020
Mudanças Administrativas PPGEE
[ Detalhes ]

23/01/2020
Solicitação de Documentos
[ Detalhes ]

02/01/2020
Você está irregular no PPGEE?
[ Detalhes ]

13/12/2019
Alteração de Prazo para Realização de Matrícula pelo Discente
[ Detalhes ]

21/11/2019
Resultado ao Edital 02/2019 de Seleção de bolsista PNPD/CAPES
[ Detalhes ]

29/10/2019
Resultado Eleitoral para Recomposição do Colegiado do PPGEE
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

18/10/2019
Edital 02/2019 de Seleção PNPD/CAPES
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

17/10/2019
Edital de recomposição do Colegiado do PPGEE
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

03/09/2019
Resultado ao Edital de Seleção de bolsista PNPD/CAPES
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

02/08/2019
Edital de recomposição do Colegiado do PPGEE
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

29/07/2019
Edital de Seleção PNPD/CAPES - 2019
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

29/05/2019
HOMOLOGAÇÃO DE CANDIDATURAS AO PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO DO PPGEE/UFMG
[ Link ]

05/12/2018
Edital de recomposição do Colegiado do PPGEE
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

12/11/2018
Resultado da Seleção PNPD/CAPES
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

05/10/2018
Edital de recomposição do Colegiado do PPGEE
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

05/10/2017
Edital de Seleção PNPD/CAPES
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]

07/12/2016
Portaria 032/2016 - Resultado do Processo Seletivo do Mestrado com entrada no 1º semestre de 2017
[ Link ]

27/09/2016
Nova Diretoria SBMicro 2016-2018
[ Detalhes ] [ Baixar arquivo ]


Campus - UFMG

Avenida Antônio Carlos, 6627 - Escola de Engenharia - Bloco I sala 2303 CEP 31270-901
Belo Horizonte/Minas Gerais - Brasil


Telefone: +55 (31)3409-5465
Fax: +55 (31)3409-5480

Copyright / Todos os os direitos reservados