Covid-19: Medidas Emergenciais adotadas pelo PPGEE (clique aqui)
Projeto de Dissertação de Mestrado
O Projeto de Dissertação de Mestrado deve ser entregue por TODOS os mestrandos, com o prazo de 60 (sessenta) dias, após a segunda matrícula, conforme Parágrafo 1º, do Artigo 2º, da Resolução do PPGEE nº 01/2005.
O encaminhamento deste documento deve ocorrer via e-mail, para ppgee@cpdee.ufmg.br, e incluir no campo Assunto a expressão "Plano de Dissertação de Mestrado". O documento deve conter a assinatura do orientador.
O Projeto de Dissertação de Mestrado deve conter características como ser específico, mensurável, alcançável, realista e ter um prazo. Outras sugestões de um Plano é de que seja coeso, objetivo, coerente e responda a uma demanda. Estar entre 5 a 10 páginas de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.
A título de sugestão, o Plano de Trabalho deve conter os seguintes itens, quando se encaixarem:
1. Capa, com informações como Título, autor, Orientação e/ou Co-orientação, data da confecção.
2. Folha de aprovação do documento com as assinaturas pertinentes.
3. Introdução.
4. Motivação e Justificativa da Pesquisa.
5. Formulação do Problema de Pesquisa.
6. Objetivos: Geral e Específicos.
7. Metodologia.
8. Recursos: Financeiros, Materiais, Equipamentos, Humanos, etc.
9. Cronograma.
10. Referências.
Informações sobre o recebimento de Bolsas do CNPq
Para respondermos as perguntas mais recorrentes disponibilizamos o resumo abaixo.
. Tem direito a bolsa do CNPq: Aquele que recebe de projeto de pesquisa e não tenha vínculo empregatício; se trabalhar e quiser a bolsa, deve encerrar contrato com o local onde trabalha e escolher a bolsa de doutorado como nova renda.
. Se trabalho, tenho direito à bolsa? Não. Só pode receber se encerrar contrato com a instituição e, depois, solicitar a bolsa a agência de fomento.
. Tenho a bolsa do CNPq, posso trabalhar e manter a bolsa? Sim, desde que tenha o aval do orientador e de que a atividade tenha relação com o estudo (área acadêmica, pois auxilia no currículo do futuro professor/pesquisador). Nessa situação, sua condição é de bolsista antes do vínculo empregatício.
Para se tornar candidato à bolsa, seja de Mestrado ou de Doutorado; o aluno, regularmente matriculado, deverá solicitar ao seu orientador que o indique à Coordenação do PPGEE, seguindo procedimento específico, conforme as resoluções abaixo. A decisão de indicação ou não, é do orientador.
Resolução PPGEE Nº 01/2024: Define os critérios para distribuição de bolsas de Mestrado e de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica para discentes sem atividade remunerada ou outros rendimentos (substitui as resoluções 06/2019 e 03/2018).
Resolução PPGEE Nº 02/2024: Define critérios para distribuição, acúmulo e manutenção de bolsas de Mestrado, Doutorado, e Pós-Doutorado com atividade remunerada ou outros rendimentos (substitui a resolução 02/2023).
Etapas para entrega final do trabalho de conclusão (Mestrado/Doutorado)
1) Solicitar junto à Biblioteca da Escola de Engenharia a ficha catalográfica (https://www.eng.ufmg.br/portal/category/administracao-central/biblioteca-administracao-central/)
2) Anexar na versão final, a ficha catalográfica e a folha de aprovação, criando-se um arquivo em PDF,
3) Fazer Upload do arquivo da versão final no site da PPGEE (responsabilidade do Orientador)
4) Fazer a submissão do trabalho no Repositório Institucional da UFMG (veja tutorial abaixo)
5) Enviar por e-mail o requerimento de diploma (link abaixo), juntamente com a documentação (relação de documentos está no requerimento), para dar entrada no processo de diploma.
www.ppgee.ufmg.br/docs/RequerimentoDiploma.pdf
Orientações para solicitação de prioridade para registro do diploma:
https://www2.ufmg.br/drca/drca/Home/Registro-de-Diplomas/Prioridade-de-Registro
Tutorais - Repositório Institucional da UFMG
Este tutorial visa instruir o discente sobre as regras de submissão do trabalho e sobre os passos executados no sistema SEI. (enviar o processo para ENGENHARIA-SECCPGELE)
Link para tutorial em vídeo (
https://youtu.be/Bd8YPRWfLa0
Arquivo de tutorial em pdf (copiar o link e abrir em qualquer navegador):
https://repositorio.ufmg.br/
Link para solicitação de cadastro como usuário externo SEI (copiar o link e abrir em qualquer navegador)
https://sei.ufmg.br/sei/
Emissão de 2ª Via de Diploma
Alunos de pós-graduação que desejem a segunda via de seus diplomas, devem fazer a solicitação da emissão de seus diplomas/certificados à secretaria do PPGEE. Esta segunda via será emitida de forma física. A emissão de uma nova via do diploma torna inválida a via anterior.
É cobrada uma taxa no valor de R$ 80,00 para a emissão da segunda via do diploma.
Solicitação de segunda via para flexão de gênero, nos termos da lei 12.605/2012, está isenta desta taxa.
Procedimentos para solicitação de 2ª Via de Diploma:
Enviar para o e-mail ppgee.cpdee@ufmg.br, os seguintes documentos (em PDF único):
- Certidão de nascimento/casamento
- Identidade
- CPF
- GRU e comprovante de seu pagamento
-Formulário Requisição Segunda Via *
* O formulário de requisição de segunda via deverá ser impresso, assinado e digitalizado. Apenas assinaturas digitais da plataforma gov.br serão aceitas.
Link para o formulário de Requisição de Segunda Via:
www2.ufmg.br/drca/content/download/30683/203702/file/Formul%C3%A1rio%20de%20requisi%C3%A7%C3%A3o%20de%20segunda%20via.pdf
Instruções para emissão da GRU
www2.ufmg.br/drca/drca/Home/Registro-de-Diplomas/Taxas-de-Registro-de-Diplomas
Orientações para Normalização de Trabalhos Acadêmicos
Diretrizes para normalização de trabalhos acadêmicos da UFMG
Checklist para composição do arquivo de autoarquivamento
Tutorial de conversão de arquivos para PDFA
https://repositorio.ufmg.br/static/politica/tutorial-de-conversao-de-arquivos-para-PDFA.pdf
Solicitação de Declarações e Histórico Escolar
Toda solicitação de declaração deve ser realizada via e-mail ppgee@cpdee.ufmg.br. Na solicitação, deve conter nome completo e número de matrícula.
O prazo para entrega do documento solicitado é três dias úteis.
ATENÇÃO
Ex-alunos da Pós Graduação podem obter seu Histórico com QRcode acessando o link
https://sistemas.ufmg.br/iaWeb
Observação: caso tenha algum problema na emissão de seu histórico, envie um e-mail para suporte@dti.ufmg.br
Orientação para Publicações em periódicos e eventos
Todo aluno de mestrado e doutorado deverá, em seus artigos a serem submetidos/publicados em periódicos internacionais/nacionais ou eventos científicos internacionais/nacionais, indicar como endereço/afiliação uma dentre as formas abaixo:
1. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - Universidade Federal de Minas Gerais - Av. Antônio Carlos 6627, 31270-901, Belo Horizonte, MG, Brasil
2. Graduate Program in Electrical Engineering - Universidade Federal de Minas Gerais - Av. Antônio Carlos 6627, 31270-901, Belo Horizonte, MG, Brazil
Atenção: Para solicitar apoio para participação em Evento, é obrigatório que a afiliação do aluno do PPG Eng. Elétrica - UFMG esteja no formato acima.
Observação: os Alunos que tenham vínculo com outra Instituição de Ensino/Empresa também devem indicar a afiliação acima, além de sua Instituição/Empresa de Origem.
IMPORTANTE: O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica recebe apoio da CAPES por meio do Programa PROEX, que promove atividades acadêmicas. Desta forma, é obrigatório que todos os alunos incluam agradecimentos à CAPES em suas publicações, mesmo que não recebam bolsa ou recebam bolsa de outra agência/projeto.
Os agradecimentos deverão ser feitos no seguinte formato:
PORTUGUÊS
Este trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) por meio do Programa de Excelência Acadêmica (PROEX).
INGLÊS
This work was carried out with the support of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - Brazil (CAPES) through the Academic Excellence Program (PROEX).
Solicitação de Apoio Financeiro para Participar de Evento Científico
As solicitações de auxílio financeiro deverão ser feitas com no mínimo 60 dias de antecedência, através do acesso restrito. Importante incluir na solicitação uma estimativa de custo.
O auxílio financeiro cobre despesas com inscrição, passagens e diárias (em valor fixo definido pela CAPES) e será pago na forma de reembolso, para despesas feitas à partir de 02/07/2024.
IMPORTANTE: para ter direito ao reembolso, o aluno deverá ter vínculo ativo com o programa na época do pagamento.
Para consultar os valores de diárias, acesse o link:
https://www.gov.br/cnpq/pt-br/acesso-a-informacao/bolsas-e-auxilios/auxilios-1/tabela-de-valores-diarias-para-auxilios
Requisitos para Defesa de Dissertação/Tese
Os requisitos para defesa encontram-se na Resolução PPGEE 02/2010, a qual pode ser acessada pelo link:
https://www.ppgee.ufmg.br/regresol.php
Prazo máximo para defesa: 48 meses para alunos de Doutorado e 24 meses para alunos de Mestrado.
Comprovação de Conhecimento de Língua Inglesa
Os alunos de mestrado, com entrada a partir de Agosto de 2010, deverão apresentar, no prazo máximo de 12 meses a contar da data de sua primeira matrícula no Programa, comprovação de conhecimento de língua inglesa. A comprovação solicitada é requisito para a continuidade dos estudos no mestrado, exigindo-se rendimento mínimo de 60%. O não cumprimento desta determinação implicará a exclusão do aluno do curso de mestrado do PPGEE.
Já os alunos de doutorado, com entrada a partir de 2011, deverão apresentar, no prazo máximo de 24 meses a contar da data de sua primeira matrícula no Programa, comprovação de conhecimento de língua inglesa, conforme indicações acima.
A comprovação de conhecimento da língua inglesa deverá ser feita mediante a apresentação de um dos seguintes certificados de aprovação obtidos nos últimos 3 anos:
1. Certificado de conhecimento de língua inglesa instrumental emitido pelo Cenex-FALE/UFMG e realizado para a Área 2: Ciências Exatas e da Terra, Engenharias. Esse certificado tem validade de 3 (três) anos;
2. CAMBRIDGE, IELTS, MICHIGAN, TOEFL, TOEIC com percentual de 60% do valor total possível nos referidos testes, aplicados por instituições credenciadas. Esse certificado tem validade de 5 (cinco) anos.
O certificado deverá ser enviado, dentro do prazo estabelecido acima, para o e-mail ppgee@cpdee.ufmg.br.
Conforme Regulamento do Programa, em seus Artigos 77 e 78, o aluno de doutorado deverá cursar no mínimo 23 créditos e o aluno de mestrado, no mínimo 25 créditos.
Exclusão do Programa por não Renovação da Matrícula
Conforme as Normas Gerais da Pós-Graduação da UFMG, em seu Artigo 64, será excluído do curso o aluno que deixar de renovar, a cada semestre, sua matrícula nas atividades acadêmicas.
ATENÇÃO: Para matrícula em Elaboração de Trabalho Final, o Artigo 72, do Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, prevê que deve ter completado o número de créditos exigidos para o Doutorado ou Mestrado.
Exclusão do Programa por não submissão ou não aprovação em Exame de Qualificação
Conforme o Artigo 76 do Regulamento do Programa, o aluno de doutorado que não se submeter ou não vir a ser aprovado no Exame de Qualificação de Doutorado será excluído do Programa.
Exclusão do Programa por Rendimento Insuficiente
Conforme o Artigo 76 das Normas Gerais da Pós-Graduação da UFMG, o aluno que obtiver conceito E ou F, mais de uma vez, na mesma ou em diferentes atividades acadêmicas será automaticamente excluído do curso.
Marcação de Defesa ou Solicitação de Prorrogação de Prazo para Defesa
A solicitação de marcação de Defesa ou Prorrogação de prazo para defesa deve ser iniciada pelo aluno na opção "Acesso Restrito" no site do Programa: www.ppgee.ufmg.br
Posteriormente, o orientador fará a avaliação e o preenchimento de todos os dados pertinentes com prazo mínimo de 60 (sessenta) dias antes do término do prazo para a defesa. Ao final da avaliação do pedido pelo orientador, a solicitação também será avaliada por um parecerista e, em seguida, para votação pelos membros do Colegiado.
ATENÇÃO
Por determinação da Coordenação do Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica, agora torna-se necessário que faça também a marcação de sua defesa no MinhaUFMG.
A marcação no MinhaUFMG funciona da seguinte maneira:
1º O aluno faz a marcação
2º Em seguida o Orientador lança os membros da banca
Formalização de Orientação no Mestrado
Todo aluno de mestrado deverá formalizar um orientador antes de sua segunda matrícula no curso, isto é, ainda em seu primeiro semestre de curso.
A solicitação de indicação de orientação é realizada, via o "Acesso Restrito" no site do Programa, por aquele professor que se propõe a orientar, em determinada linha de pesquisa.
Somente é possível orientar os professores do quadro permanente. Os professores colaboradores não poderão.
Todo aluno, com bolsa CNPq, CAPES ou FAPEMIG, cota do Programa, deverá realizar no seu login do “Acesso Restrito” a marcação da frequência entre o primeiro e o décimo dia útil de cada mês.
Solicitação de Acerto de Matrícula
O acerto de matrícula será realizado dentro do período indicado no Calendário Acadêmico da UFMG para os alunos, utilizando o Formulário de Acerto de Matrícula, devidamente preenchido e assinado pelo aluno e por seu orientador.
O formulário deverá ser enviado para o e-mail ppgee@cpdee.ufmg.br.
Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE/CAPES
Para detalhes sobre bolsa sanduíche vide o Regulamento do PDSE.
Aproveitamento de Estudos e Dispensa de Crédito
Os Pedidos de aproveitamento de Estudos e ou dispensa de créditos, deverão ser efetuados exclusivamente via acesso restrito do site do PPGEE..
https://www.ppgee.ufmg.br/acessorestrito/
Documentos a serem anexados ao pedido:
1. Requerimento próprio (disponível na aba de Formulários - https://ppgee.ufmg.br/forms.php do site PPGEE - preencher um requerimento para cada disciplina a ser dispensada);
2. Historico Escolar (Em caso de aproveitamento de disciplina cursada como Isolada no PPGEE, solicitar na Secretaria o certificado de conclusão da disciplina)
3. Solicitar a anuência do orientador no(s) requerimento(s) de aproveitamento de estudos e ou dispensa de crédito. Como não existe espaço específico no formulário para esta anuência, o orientador poderá assinar ao lado da assinatura do aluno);
Atenção: Para aproveitamento de disciplinas cursadas em outros programas de pós-graduação da UFMG ou de outras instituições, é necessário anexar ao requerimento a ementa e o programa da disciplina.
Diferença entre Aproveitamento de Estudos e Dispensa de Créditos
Aproveitamento de Estudos: são disciplinas cursadas no PPGEE, como Disciplinas Isoladas. No caso de disciplinas cursadas em outras Instituições, o aluno poderá utilizar este formulário, informando em qual disciplina do PPGEE deseja o aproveitamento de atividades.
Dispensa de Créditos: são disciplinas cursadas que não tenham equivalência com o PPGEE e/ou tenham sido realizadas Disciplinas Isoladas em outros Programas de Pós-Graduação na UFMG, mas que possuam relevância para o(a) estudante.
Observações:
· Para as solicitações de Aproveitamento de Estudos ou Dispensa de Créditos, os discentes do Mestrado já devem possuir orientador definido.
É a matrícula permitida a qualquer pessoa graduada, não pertencente ao corpo discente da UFMG, em disciplinas integrantes dos currículos do curso de pós-graduação, para complementação ou atualização de conhecimento.
Para acessar a inscrição, preencha o Protocolo de Requerimento on-line .
Documentação necessária a ser anexada ao Requerimento (todos os documentos no formato PDF):
· Curriculum Vitae atualizado (obrigatório anexar).
· Histórico Escolar da Graduação (obrigatório anexar).
· Histórico Escolar da Pós-Graduação, se for o caso.
Para Matrícula:
A documentação para a matrícula será informada pela Secretaria do PPGEE, após o resultado do processo seletivo.
Certificado: O certificado de conclusão da disciplina deve ser solicitado à Secretaria do PPGEE, após o encerramento do período letivo.
Observação: Serão aceitas até três disciplinas isoladas para aproveitamento de estudos para o Mestrado e até duas disciplinas isoladas para aproveitamento de estudos no Doutorado. Em ambos os casos considerando que se tenha obtido conceito A ou B e que a disciplina tenha sido cursada nos últimos 3 anos.
Disponibilizadas para pessoas com vínculo acadêmico com a UFMG.
Documentação necessária:
- Requerimento próprio
(disponível no site: https://www.ppgee.ufmg.br/forms.php);
- Anuência do Orientador (no caso de alunos de Pós Graduação) ou do Coordenador do Curso (no caso de alunos de graduação);
Enviar a documentação para o e-mail ppgee@cpdee.ufmg.br.
- Matrícula: data conforme o estabelecido no Calendário Acadêmico da UFMG, divulgado na página: www.ufmg.br
Atenção: As datas do protocolo de requerimento e de matrícula seguem rigorosamente o calendário definido pela UFMG.
Trancamento Total de Matrícula e Trancamento Parcial de Disciplinas
1) Trancamento Total de Matrícula: Protocolo de Requerimento:
O período de trancamento total segue o estabelecido no Calendário Acadêmico da UFMG, divulgado na página: www.ufmg.br
Documentação necessária:
- Requerimento preenchido apresentando a devida justificativa para o trancamento, formulário disponível em Trancamento Total;
- Anuência/de acordo do orientador.
Enviar a documentação para o e-mail ppgee@cpdee.ufmg.br.
2) Trancamento Parcial de Disciplinas:
Protocolo de Requerimento: Data conforme o estabelecido no Calendário Acadêmico da UFMG, divulgado na página: www.ufmg.br
Documentação necessária:
- Requerimento preenchido, formulário disponível em Trancamento Parcial;
- Anuência/de acordo do orientador.
Enviar a documentação para o e-mail ppgee@cpdee.ufmg.br.
Ética e Integridade na Prática Científica - LEITURA RECOMENDADA
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) propõe recomendações e divulga diretrizes sobre Ética e Integridade na Prática Científica. Relatório completo em: Ética e Integridade na Prática Científica.