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  O Programa - Proposta do Curso
I - Identificação do Programa

Instituição:
Universidade Federal de Minas Gerais
Nome:
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Grande √Ārea:
Engenharias
Comitê CAPES:
Engenharia IV - Engenharia Elétrica e Biomédica
Níveis:
Especialização, Mestrado e Doutorado










II - Histórico
¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† O Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Engenharia El√©trica (PPGEE), desenvolvido pelos Departamentos de Engenharia El√©trica e de Engenharia Eletr√īnica, √© integrado pelos Cursos de Mestrado, de Doutorado e de quatro Cursos de Especializa√ß√£o.

¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† A origem do Programa remonta ao ano de 1964, quando foi realizado na Escola de Engenharia da UFMG, o primeiro Curso de Aperfei√ßoamento em Sistemas El√©tricos de Pot√™ncia, resultado de um conv√™nio da ELETROBR√ĀS com a CEMIG e colabora√ß√£o das Centrais El√©tricas de FURNAS. Tais cursos de Aperfei√ßoamento se estenderam at√© 1970. Com a realiza√ß√£o desses cursos, e a realidade do desenvolvimento regional da produ√ß√£o, transmiss√£o, distribui√ß√£o e utiliza√ß√£o da energia el√©trica, floresceu na Escola de Engenharia a id√©ia de se criar um Curso de Mestrado na √°rea de Sistemas El√©tricos de Pot√™ncia.

           Em 1971 foi nomeada pela Diretoria da Escola de Engenharia uma Comissão para estudar a implantação do Curso de Mestrado em Engenharia Elétrica.

¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† O Curso de Mestrado foi criado em 1972, e teve seu funcionamento aprovado pela C√Ęmara de P√≥s-Gradua√ß√£o (CPG) da UFMG em 13/03/1972 e pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extens√£o em 22/03/1972. Neste in√≠cio o Curso foi implantado com uma √ļnica √Ārea de Concentra√ß√£o em Sistemas El√©tricos de Pot√™ncia, sob a responsabilidade do Departamento de Engenharia El√©trica.

           Nessa etapa, a Escola de Engenharia, mediante convênio com a CEMIG, contou com a participação de 03 engenheiros daquela empresa, mestres em Ciências pelo Ressenlear Polytechnic Institute - USA e de alguns mestres professores da UFMG e outros que, embora não titulados, possuíam sólida formação profissional em Engenharia Elétrica.

¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Em 1973, com a colabora√ß√£o de professores doutores franceses, participantes de um conv√™nio de coopera√ß√£o t√©cnico-cient√≠fica da Embaixada Francesa com a COPPE-UFRJ, foi implantada a √Ārea de Concentra√ß√£o em Eletr√īnica Industrial, que foi criada em 1974, sob a responsabilidade do Departamento de Engenharia Eletr√īnica. Essa √°rea contava com dois mestres titulados pela COPPE/UFRJ, um mestre titulado pelo Illinois Institute of Technology e dois professores colaboradores franceses, sendo um deles doutor em Engenharia.

¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† O Curso de Mestrado, a partir de 1986, passou por importantes reformas acad√™micas, adquirindo um perfil mais cient√≠fico e em conson√Ęncia com as pol√≠ticas de p√≥s-gradua√ß√£o do pa√≠s. Desde ent√£o, o Curso iniciou uma nova fase de desenvolvimento acad√™mico-cient√≠fico e v√™m se caracterizando por um processo cont√≠nuo de renova√ß√£o de sua estrutura curricular e avan√ßo na titula√ß√£o de seus docentes, com a consequente amplia√ß√£o das √°reas de atua√ß√£o.

¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Em 1989, o curso passou a ter as seguintes √°reas de concentra√ß√£o: Sistemas El√©tricos de Pot√™ncia e Autom√°tica. Naquele mesmo ano foi criado o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Engenharia El√©trica, CPDEE, concentrando as atividades de pesquisa dos Departamentos de Engenharia El√©trica e de Engenharia Eletr√īnica em um √ļnico espa√ßo f√≠sico, o que permitiu a mudan√ßa do Curso de P√≥s-Gradua√ß√£o para o Campus da UFMG, situado na Pampulha. Este fato foi um dos marcos importantes e decisivos na evolu√ß√£o da p√≥s-gradua√ß√£o na √°rea de Engenharia El√©trica da Escola de Engenharia da UFMG.

           Em 1991, deu-se início a um novo processo de reavaliação do Curso que culminou, em 1993, na ampliação da pós-graduação. A partir de então, a pós-graduação passou a se organizar como Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. Nesta época, foram criados os cursos de Doutorado em Engenharia Elétrica e de Especialização em Automação Industrial.

¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† O Curso de Doutorado foi aprovado pela CPG em 27/09/1994, pelo CEPE em 27/10/1994, pelo Conselho Universit√°rio em 24/11/1994 e recomendado pela CAPES em 17/07/1995.¬† O Programa foi organizado com uma √ļnica √°rea de concentra√ß√£o, denominada ¬ďAutom√°tica¬Ē. O novo Regulamento do Programa passou a incluir os cursos stricto sensu (cursos de Mestrado e de Doutorado) e lato sensu (curso de Especializa√ß√£o).

¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Dando continuidade ao processo de evolu√ß√£o cient√≠fica e acad√™mica, em 29/08/2003¬† o Colegiado do Programa aprovou a atual estrutura√ß√£o curricular. Esta estrutura ampliou as √°reas de atua√ß√£o do PPGEE, buscando aumentar sua relev√Ęncia acad√™mica e cient√≠fica nos cen√°rios regional, nacional e internacional. A reestrutura√ß√£o curricular do PPGEE foi aprovada pela CPG em 25/03/2004.

           A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES),  há mais de meio século,  tem promovido o desenvolvimento da pós-graduação nacional, cumprindo assim um papel fundamental na formação de pessoal qualificado e no avanço da pesquisa científica e tecnológica. A CAPES realiza também, como uma de suas principais linhas de atuação, a avaliação dos Programas de Pós-Graduação desde 1976.  Os resultados alcançados são muito significativos  e, com certeza, contribuem para tornar o Sistema Nacional de Pós-Graduação brasileiro um dos programas mais importantes dentre aqueles existentes nos países mais desenvolvidos, na área de pós-graduação.

¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Nas avalia√ß√Ķes da CAPES da √ļltima d√©cada do s√©culo XX, o Programa obteve Conceito A nos bi√™nios 1990-1991, 1992-1993, 1994-1995 (os programas eram classificados por letra,¬† sendo A o conceito m√°ximo). A partir do bi√™nio 1996-1997, os programas passaram a ser classificados de 1 a 7, sendo 7 o conceito m√°ximo. No bi√™nio 1996-1997 o PPGEE obteve Conceito 5.¬† A partir de 1998 a CAPES passou a avaliar os programas por um per√≠odo de tr√™s anos e no tri√™nio 1998-2000 o PPGEE obteve Conceito¬† 5. Embora o Programa tenha apresentado, de acordo com os avaliadores, um excelente desempenho cient√≠fico, o conceito 5 foi justificado pelo fato do Curso de Doutorado ser um curso novo e estava sendo avaliado pela primeira vez.

¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Na avalia√ß√£o do tri√™nio 2001-2003, o PPGEE apresentou um desempenho excelente no per√≠odo avaliado, com destaque para a sua inser√ß√£o internacional e √≠ndices de produtividade em publica√ß√Ķes e teses de doutorado e disserta√ß√Ķes de mestrado. Reconhecendo essa qualidade a Comiss√£o de Avalia√ß√£o da √Ārea de Engenharia El√©trica classificou o PPGEE no mesmo n√≠vel dos programas n√≠vel 6. Entretanto, o Conselho T√©cnico e Cient√≠fico da CAPES manteve o Conceito 5.

¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Na avalia√ß√£o do tri√™nio 2004-2006, o PPGEE-UFMG foi al√ßado ao Conceito 6 por ter apresentado durante o tri√™nio desempenho destacado em rela√ß√£o a sua produtividade cient√≠fica em termos de publica√ß√Ķes e teses de doutorado e disserta√ß√Ķes de mestrado defendidas. Al√©m disso, no tri√™nio 2004-2006 o PPGEE consolidou a sua inser√ß√£o internacional e nacional. O Conceito 6 vem como reconhecimento deste esfor√ßo cont√≠nuo de busca pela qualidade cient√≠fica e tecnol√≥gica.

¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Na avalia√ß√£o do tri√™nio 2007-2009, o PPGEE-UFMG consolidou-se como um dos programas de refer√™ncia nacional em Engenharia El√©trica ao obter novamente o Conceito 6, reconhecendo-se a qualidade dos produtos acad√™micos origin√°rios deste programa e a excelente produtividade cient√≠fica do corpo docente e discente. Naturalmente, este conceito tamb√©m reflete a crescente inser√ß√£o internacional do Programa e sua capacidade em captar recursos de ag√™ncias de fomento, da ind√ļstria, al√©m da crescente nuclea√ß√£o de novos grupos de pesquisa fora da UFMG.

¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† No √ļltimo tri√™nio 2010-2012, o PPGEE-UFMG¬† foi classificado com Conceito 7 pela CAPES, consolidando a sua posi√ß√£o no grupo dos programas de maior relev√Ęncia cient√≠fica e tecnol√≥gica do pa√≠s na √°rea de Engenharia El√©trica.
O PPGEE oferece ambiente e infraestrutura adequados para a formação de recursos humano para o exercício de atividades técnico-profissionais, de ensino e de pesquisa científica e tecnológica em Engenharia Elétrica e áreas afins. Hoje, podemos dizer que o PPGEE-UFMG está consolidado em todas as atividades fins da pós-graduação, com assegurada garantia de qualidade no cumprimento de seus objetivos e apresentando perspectivas promissoras de expansão de suas atividades acadêmicas e científicas. Ressalta-se o ambiente propício para a constituição de grupos de pesquisa multidisciplinares, tendência que vem se consolidando no cenário de pesquisa no Brasil e no mundo, que são favorecidos pela diversidade de formação do seu corpo docente e pela proximidade física entre os pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento da UFMG.



III - Perspectivas e Tendências

O PPGEE está consolidado em todas as atividades fins da pós-graduação, assegurando assim garantias de qualidade no cumprimento de seus objetivos e apresentando perspectivas promissoras de expansão de suas atividades acadêmicas e científicas. Atualmente, uma característica marcante é o ambiente altamente propício para a constituição de grupos de pesquisa multidisciplinares. Esta é uma tendência para os próximos anos, a qual é grandemente favorecida pela diversidade de formação do seu corpo docente e pela proximidade física dos pesquisadores das diversas áreas do conhecimento, viabilizada pelo Campus da UFMG.


IV - Atividades de Formação de Pessoal

As atividades de formação do PPGEE compreendem especificamente:
 
  • O Curso de Doutorado em Engenharia El√©trica, cujo objetivo √© desenvolver a capacidade e a habilidade de conduzir pesquisa original e independente, bem como formar lideran√ßas na √°rea.
  • O Curso de Mestrado em Engenharia El√©trica, cujo objetivo √© aprofundar o conhecimento profissional e acad√™mico, bem como possibilitar o desenvolvimento da habilidade de executar pesquisa na √°rea, demonstrando capacidade de sistematiza√ß√£o e revelando dom√≠nio do tema e da metodologia cient√≠fica empregada.
  • Os Cursos de Especializa√ß√£o, cujo objetivo √© proporcionar, a engenheiros e graduados, a eleva√ß√£o da qualifica√ß√£o t√©cnico-profissional em Engenharia El√©trica e √°reas afins, al√©m de incentivar o desenvolvimento do setor industrial. Estes cursos envolvem a prepara√ß√£o obrigat√≥ria de trabalho de conclus√£o de curso (monografia), de forma a desenvolver no aluno a capacidade de s√≠ntese dos temas desenvolvidos nas disciplinas.
  • O Programa conta atualmente com 3 cursos de Especializa√ß√£o: Curso de Especializa√ß√£o em Automa√ß√£o Industrial - CEAI; Curso de Especializa√ß√£o em Engenharia de Sistemas El√©tricos de Pot√™ncia - CESEP; Curso de Especializa√ß√£o em Sistemas de Energia El√©trica - CESEE - com √™nfase em Qualidade da Energia El√©trica.


V - Atividades científicas



Atividades científicas compreendem:
  • A gera√ß√£o de conhecimento de uma forma geral e independente.
  • A cria√ß√£o de ambiente prop√≠cio ao aperfei√ßoamento e √† gera√ß√£o de novas tecnologias que impulsionem o desenvolvimento econ√īmico e social do pa√≠s.
  • O desenvolvimento de novos grupos regionais e nacionais na √°rea de Engenharia El√©trica, atrav√©s de conv√™nios e parcerias.
  • O estabelecimento de v√≠nculos cient√≠ficos com as principais institui√ß√Ķes mundiais em suas √°reas de atua√ß√£o.
 

VI - Outras Características
Atualmente, uma característica marcante é o ambiente altamente propício para a constituição de grupos de pesquisa multidisciplinares. Esta tendência deve se acelerar nos próximos anos, pois é muito favorecido pela grande diversidade na formação do corpo docente e pela proximidade física dos pesquisadores das diversas áreas do conhecimento, viabilizada pelo Campus da UFMG.
Em termos das características gerais, vale a pena fazer os seguintes destaques em relação às perspectivas e tendências:

- FORMA√á√ÉO DE PESSOAL QUALIFICADO - j√° atingiu um padr√£o elevado, reconhecido cientificamente em termos de quantidade e qualidade. O Programa est√° investindo em pol√≠ticas acad√™micas de aumento da demanda qualificada para o curso de doutorado e no aumento da participa√ß√£o dos alunos em programas sandu√≠che em institui√ß√Ķes estrangeiras reconhecidas pela sociedade cient√≠fica internacional. Uma pol√≠tica de crescimento da produ√ß√£o cient√≠fica discente tamb√©m foi estabelecida no tri√™nio 2004-2006 e refor√ßada no tri√™nio 2007-2009, com crit√©rios de acompanhamento, avalia√ß√£o e financiamento da produ√ß√£o cient√≠fica discente.

- O CORPO DOCENTE PERMANENTE - √© altamente qualificado e com forma√ß√£o diversificada em termos de institui√ß√Ķes onde as qualifica√ß√Ķes foram obtidas. Duas outras caracter√≠sticas importantes s√£o a forma√ß√£o do corpo docente por v√°rias gera√ß√Ķes de pesquisadores e o n√ļmero de professores grande o suficiente para tornar o programa robusto a flutua√ß√Ķes na produ√ß√£o individual de cada docente. Este perfil garante longevilidade cient√≠fica ao Programa.

- PRODU√á√ÉO CIENT√ćFICA - A produ√ß√£o cient√≠fica da comunidade do PPGEE √© bastante significativa, quando comparada com seus pares. Entretanto, o Colegiado vem definindo uma pol√≠tica cient√≠fica de impacto em curto, m√©dio e longo prazo com a perspectiva de um aumento significativo tanto por parte do corpo docente, quanto discente. Uma outra caracter√≠stica importante √© a produ√ß√£o cient√≠fica com co-autoria de discentes, o que mostra o impacto dos trabalhos oriundos das teses e disserta√ß√Ķes do PPGEE. Al√©m disso, h√° crescente presen√ßa de co-autores pesquisadores estrangeiros, proveniente das parcerias e conv√™nios internacionais.

- INSER√á√ÉO INTERNACIONAL - depende essencialmente da intera√ß√£o dos grupos de pesquisa do PPGEE com grupos internacionais de destaque cient√≠fico no mundo. Embora o corpo docente do PPGEE seja relativamente jovem, o reconhecimento cient√≠fico de seus membros j√° √© marcante e a tend√™ncia √© de um acentuado crescimento nos pr√≥ximos anos. Destacam-se, quanto a este item, um forte incremento da participa√ß√£o do corpo docente nos Corpos Editoriais de Peri√≥dicos Internacionais e nos Comit√™s T√©cnico-Cient√≠ficos de Confer√™ncias Internacionais. O Programa tem tamb√©m incentivado o estabelecimento de parcerias, conv√™nios e interc√Ęmbios internacionais de alunos de doutorado, atrav√©s de suas pol√≠ticas de credenciamento de docentes, de doutorados sanduiche e de distribui√ß√£o de recursos.

- PAPEL ESTRAT√ČGICO REGIONAL E NACIONAL - o PPGEE vem ampliando seu papel estrat√©gico, tanto na Nuclea√ß√£o de Grupos de Pesquisa em outras institui√ß√Ķes regionais e nacionais, como tamb√©m na forma√ß√£o tecnol√≥gica de funcion√°rios de empresas do setor industrial mineiro e rasileiro. Al√©m disso, os membros do PPGEE t√™m contribu√≠do decisivamente no avan√ßo do setor industrial regional e nacional atrav√©s do estabelecimento de parcerias e conv√™nios de projetos de desenvolvimento tecnol√≥gico.

- ESTRUTURA CURRICULAR - o PPGEE possui um curr√≠culo que est√° em conson√Ęncia com as caracter√≠sticas de adequa√ß√£o e abrang√™ncia necess√°rias a um programa de p√≥s-gradua√ß√£o que tem como finalidade se firmar como uma das refer√™ncias na sua √°rea de atua√ß√£o, tanto no pa√≠s como no exterior. O atual curr√≠culo foi implantado no ano de 2004 e vem sofrendo uma restrutura√ß√£o (a √ļltima no ano de 2010) de forma a ter um elenco de disciplinas coeso,
completo e consistente.

- ORGANIZA√á√ÉO DE EVENTOS CIENT√ćFICOS - o corpo docente permanente tem se empenhado em promover a organiza√ß√£o de eventoscient√≠ficos, bem como a participa√ß√£o em comit√™s t√©cnico-cient√≠ficos de eventos importantes em n√≠veis nacional e internacional.
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