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  Guia do Aluno
Baixe aqui os formulários desta seção



SECRETARIA DO PPG ENGENHARIA EL√ČTRICA

HOR√ĀRIO DE ATENDIMENTO EXTERNO




De Segunda à Sexta-feira - 08h30 - 11h30


ATEN√á√ÉO:¬† NENHUM TIPO DE SOLICITA√á√ÉO SER√Ā RECEBIDA POR EMAIL.



Solicita√ß√£o de Hist√≥rico ou qualquer tipo de Declara√ß√Ķes¬†

Deve ser realizada utilizando formul√°rio pr√≥prio: REQUERIMENTO GERAL, acompanhado do comprovante de pagamento do boleto de emiss√£o de Hist√≥rico ou Declara√ß√Ķes. A solicita√ß√£o deve ser necessariamente entregue na secretaria do Programa no hor√°rio de atendimento externo.

O PRAZO PARA ENTREGA DO DOCUMENTO SOLICITADO √Č DE CINCO DIAS √öTEIS.

ATEN√á√ÉO:¬†NENHUM TIPO DE SOLICITA√á√ÉO SER√Ā RECEBIDA POR EMAIL.
________________________________________________________________________________

Informa√ß√Ķes referentes a datas para an√ļncios de Defesas, Prazos para Prorroga√ß√Ķes, Reuni√Ķes de Colegiado, Frequ√™ncia de Bolsistas, etc.¬†

Estão disponíveis na Agenda/Calendário no canto inferior direito no sítio do Programa
.



√Čtica e Integridade na Pr√°tica Cient√≠fica - LEITURA¬†RECOMENDADA¬†

O
Conselho Nacional de Desenvolvimento Cient√≠fico e Tecnol√≥gico (CNPq) prop√Ķe recomenda√ß√Ķes e divulga diretrizes sobre √Čtica e Integridade na Pr√°tica Cient√≠fica. Relat√≥rio completo em:¬† √Čtica e Integridade na Pr√°tica Cient√≠fica.




Afilia√ß√£o do Aluno de Doutorado e Mestrado do PPG Eng. El√©trica nas PUBLICA√á√ēES


Todo aluno de mestrado e doutorado deverá, em seus artigos a serem submetidos/publicados em periódicos internacionais/nacionais ou eventos científicos internacionais/nacionais, indicar como endereço/afiliação uma dentre as formas abaixo:

  1. Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Engenharia El√©trica - Universidade Federal de Minas Gerais - Av. Ant√īnio Carlos 6627, 31270-901, Belo Horizonte, MG, Brasil
  1. Graduate Program in Electrical Engineering - Federal University of Minas Gerais - Av. Ant√īnio Carlos 6627, 31270-901, Belo Horizonte, MG, Brazil
 
Atenção: Para se solicitar apoio para participação em Evento é obrigatório que a afiliação do aluno do PPG Eng. Elétrica - UFMG esteja no formato acima.

Observação: Alunos que tenham vínculo com outra Instituição de Ensino/Empresa devem indicar também a afiliação acima, além de sua Instituição/Empresa de Origem.




Solicitação de Apoio a aluno do PPG Eng. Elétrica para Participar de Evento Científico

  • O aluno de mestrado poder√° solicitar APENAS apoio para participar em evento cient√≠fico no Brasil.
  • O aluno de doutorado poder√° solicitar apoio para participa√ß√£o em evento cient√≠fico no exterior.
  • O aluno dever√° estar regularmente matriculado no programa quando da realiza√ß√£o do evento.
 

Instru√ß√Ķes para a solicita√ß√£o:

  1. Para instruir o pedido use formulário próprio (clique aqui  - é obrigatório preencher todos os campos do formulário).
  2. O aluno dever√° ser o primeiro autor e dever√° apresentar o trabalho em sess√£o oral ou sess√£o p√īster.
  3. Anexar uma c√≥pia do artigo a ser publicado que dever√° fazer refer√™ncia EXPL√ćCITA ao apoio recebido da seguinte forma:¬† "O presente trabalho foi realizado com o apoio financeiro da CAPES - Brasil". Ou, quando couber: "This work has been supported by the Brazilian agency CAPES".
  4. Apresentar documento comprobatório de aceitação e/ou comunicação oficial para participação.
  5. Folder ou equivalente que conste datas e duração do evento.
  6. Se for aluno de doutorado, solicitando compra de passagem para o exterior, deve-se ANEXAR também cópia do Passaporte válido (com ao menos 10 meses de validade).
  7. Comunica√ß√£o e concord√Ęncia do Orientador que o artigo a ser apresentado pelo aluno √© fruto da elabora√ß√£o de sua disserta√ß√£o/tese (vide formul√°rio).
  8. Aguardar análise da solicitação e aprovação pela Coordenação.
  9. Esta primeira solicitação instruirá a compra da passagem aérea (que é realizada pelo Programa de Pós-Graduação). O reembolso quanto a inscrição ou gastos de hospedagem é solicitado (vide abaixo) após o retorno do congresso com a apresentação da documentação pertinente.
  10. A solicitação deve ser apresentada com no mínimo 30 dias de antecedência.
 

O PEDIDO DEVER√Ā SER APRESENTADO COM PRAZO M√ćNIMO DE 30 (TRINTA) DIAS DE ANTECED√äNCIA √Ä REALIZA√á√ÉO DO EVENTO.

Itens financiáveis (CONSULTE A COORDENAÇÃO SE HOUVER DÚVIDAS):

  1. Passagem a√©rea comprada pelo curso de p√≥s-gradua√ß√£o, com tarifa promocional (TODOS OS¬†CART√ēES DE¬†EMBARQUE, ORIGINAIS, devem ser obrigatoriamente entregues na Secretaria do Programa ap√≥s a viagem, mesmo sem realizar o pedido de reembolso, assim como o certificado de apresenta√ß√£o/participa√ß√£o no congresso. Vide presta√ß√£o de contas mais abaixo);
  2. Taxa de inscrição (Reembolso - solicitação após o retorno do congresso);
  3. Poss√≠vel reembolso quanto aos gastos de hospedagem e alimenta√ß√£o, at√© o limite de R$150,00 (cento e cinquenta reais) por dia, LIMITADO AOS DIAS DE DURA√á√ÉO DO CONGRESSO. Na comprova√ß√£o de hospedagem, na Nota Fiscal deve constar o nome do aluno junto com o TERMO: CAPES/PROEX; data; n√ļmero de di√°rias¬† (LIMITADO SOMENTE AOS DIAS DE DURA√á√ÉO DO CONGRESSO - A Nota Fiscal N√ÉO pode incluir datas al√©m do per√≠odo de realiza√ß√£o do Evento); valor unit√°rio das mesmas e regime de pens√£o. A¬† Nota Fiscal de comprova√ß√£o de alimenta√ß√£o deve constar o nome do aluno junto com o Termo¬†CAPES/PROEX, data (SOMENTE dentro do per√≠odo de realiza√ß√£o do congresso) bem como discrimina√ß√£o dos itens (n√£o inclui bebidas).
  4. Para o reembolso da taxa de inscri√ß√£o, gastos de hospedagem e alimenta√ß√£o √© necess√°rio entregar c√≥pia do Certificado de Participa√ß√£o/Apresenta√ß√£o emitido pelo Evento, cart√Ķes de embarque (ORIGINAIS), recibo oficial do pagamento da inscri√ß√£o emitido pelo evento (ORIGINAL), Notas Fiscais atendendo ao disposto no item 3 anterior, bem como a vers√£o final publicada do artigo nos Anais/Proceedings do Evento.
  5. Especificamente quanto ao reembolso da taxa de inscrição, além do recibo oficial de pagamento da inscrição original emitido pelo congresso, é necessário que o aluno comprove que o pagamento foi realizado em seu nome, isto é, se pago com cartão de crédito, ele deve ser o titular do cartão (além disso deve constar na fatura o nome do evento/congresso ou informação que comprove o pagamento da inscrição ao congresso). Se o pagamento da inscrição foi realizado por transferência bancária, deve-se apresentar o comprovante de transferência com informação que identifique o aluno e o evento (por exemplo, depósito identificado, transferência online, etc.).
  6. Para o reembolso de pagamentos em moeda estrangeira (inscrição/hospedagem) será utilizado obrigatoriamente o valor correspondente em Reais apresentado na  fatura do cartão de crédito do aluno relacionado com o gasto.
  7. Toda a documentação deve ser entregue na secretaria do Programa da seguinte forma:
    1. Para a prestação de contas das passagens aéreas (compradas pelo Programa):
      • Cart√Ķes de embarque originais e uma c√≥pia de todos os cart√Ķes.
      • Duas c√≥pias do certificado de apresenta√ß√£o/participa√ß√£o no congresso. ¬†¬†¬†¬†¬†¬†
      • Duas c√≥pias do artigo conforme publicado nos Anais/Proceedings do evento. ¬†¬†¬†¬†¬†
    2. Para solicitação de reembolso da taxa de inscrição:
      • Original e c√≥pia do Recibo emitido pelo congresso.
      • Original e c√≥pia de comprovante que o pagamento foi realizado em nome do aluno e que conste o nome do evento/Sociedade Cient√≠fica (vide informa√ß√£o acima).
      • Duas c√≥pias do certificado de apresenta√ß√£o no congresso.¬†
      • Duas c√≥pias dos cart√Ķes de embarque.
      • Duas c√≥pias do artigo conforme publicado nos Anais/Proceedings do evento.
      • Se pagamento em moeda estrangeira, duas c√≥pias da fatura do cart√£o de cr√©dito em nome do aluno (vide item 6 acima).
    3. Para solicitação de reembolso relativo a gastos de hospedagem e alimentação:
      • Tabela com o nome do aluno e detalhes do evento/per√≠odo listando cada tipo de gasto, data e o respectivo valor gasto.
      • Original e c√≥pia das Notas Fiscais que conste nome do aluno junto com o termo CAPES/PROEX (vide informa√ß√£o no acima).
      • Duas c√≥pias do certificado de apresenta√ß√£o no congresso.¬†
      • Duas c√≥pias dos cart√Ķes de embarque.
      • Duas c√≥pias do artigo conforme publicado nos Anais/Proceedings do evento.
      • Se pagamento em moeda estrangeira, duas c√≥pias da fatura do cart√£o de cr√©dito em nome do aluno (vide item 6 acima).

Atenção: Para se fazer a solicitação de apoio para participação em Evento é necessário que a afiliação do aluno do PPG Eng. Elétrica - UFMG esteja no formato indicado neste guia.

 

Alertamos que o não atendimento a qualquer CONDIÇÃO indicada acima implicará no cancelamento do reembolso.



Observa√ß√Ķes:

1)  Será avaliado o mérito científico do evento.


2)  Para compra das passagens aéreas o aluno deve ter como ponto de origem e retorno Belo Horizonte.


NENHUM TIPO DE SOLICITA√á√ÉO SER√Ā RECEBIDA POR EMAIL.



REQUISITOS para Defesa de Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado no Programa 

Para detalhes sobre os requisitos para defesa, veja Resolu√ß√£o espec√≠fica PPGEE n¬ļ 02/2010.

Prazo máximo para defesa:  48 meses para alunos de Doutorado e 24 meses para alunos de Mestrado.



Comprovação de Conhecimento de Língua Inglesa


Os alunos de mestrado, com entrada a partir de Agosto de 2010, dever√£o apresentar, no prazo m√°ximo de 12 meses a contar da data de sua primeira matr√≠cula no Programa, comprova√ß√£o de conhecimento de l√≠ngua inglesa. A comprova√ß√£o solicitada √© requisito para a continuidade dos estudos no mestrado, exigindo-se rendimento m√≠nimo de 60%. O n√£o cumprimento desta determina√ß√£o implicar√° a exclus√£o do aluno do curso de mestrado do PPGEE. Para comprova√ß√£o de conhecimento da l√≠ngua inglesa somente ser√° aceito o certificado de conhecimento de l√≠ngua inglesa instrumental emitido pelo Cenex-FALE/UFMG na √ĀREA 2 - Ci√™ncias Exatas e da Terra, Engenharias. Informa√ß√Ķes do Cenex/Fale/UFMG no s√≠tio: www.letras.ufmg.br/cenex
.

J√° os alunos de doutorado, com entrada a partir de 2011,
dever√£o apresentar, no prazo m√°ximo de 24 meses a contar da data de sua primeira matr√≠cula no Programa, comprova√ß√£o de conhecimento de l√≠ngua inglesa, conforme indica√ß√Ķes acima.

O certificado dever√° ser entregue na secretaria do Programa dentro do prazo estabelecido acima.



Créditos

Conforme Regulamento do Programa
, em seus Artigos 77 e 78, o aluno de doutorado deverá cursar no mínimo 23 créditos e o aluno de mestrado 25 créditos.



Exclusão do Programa por não Renovação da Matrícula

Conforme as Normas Gerais da Pós-Graduação da UFMG
, em seu Artigo 64, será excluído do curso o aluno que deixar de renovar, a cada semestre, sua matrícula em atividades acadêmicas.



Exclusão do Programa por não se submeter ou ter aprovação no Exame de Qualificação de Doutorado

Conforme Regulamento do Programa, em seus Artigo 76, o aluno de doutorado que não se submeter ou não vir a ser aprovado no Exame de Qualificação de Doutorado será excluído do Programa.



Exclus√£o do Programa por Rendimento Insuficiente

Conforme as Normas Gerais da Pós-Graduação da UFMG
, em seu Artigo 76, o estudante que obtiver conceito E ou F mais de uma vez na mesma ou em diferentes atividades acadêmicas será automaticamente excluído do curso.



Submissão on-line de Defesa ou Solicitação de Prorrogação de Prazo para Defesa

A solicitação de Defesa ou Prorrogação de prazo para defesa deve ser iniciada pelo aluno na opção "Acesso Restrito" no sítio do Programa: www.ppgee.ufmg.br


A submissão se inicia com o aluno para posterior avaliação de seu Orientador e preenchimento de todos os dados pertinentes. Ao final da avalição do orientador, segue posteriormente para análise final do Colegiado.





Formalização de Orientação no Mestrado 

Todo aluno de mestrado deverá formalizar um orientador antes de sua segunda matrícula no curso, isto é, ainda em seu primeiro semestre de curso. A solicitação de indicação de orientação é realizado pelo proponente a orientador, de sua linha de pesquisa, via o "Acesso Restrito"  no sítio do Programa.



Projeto de Dissertação no Mestrado 

O aluno de mestrado deverá entregar na secretaria do Programa o Projeto de Dissertação, assinado pelo orientador, até o segundo mês do segundo semestre de curso.



Solicitação de prorrogação de prazo de Bolsa 

Deve ser realizada utilizando formulário próprio Formulário de Prorrogação de Prazo de bolsa
e entregue na secretaria do Programa.



Frequência de aluno bolsista 

Todo aluno com bolsa CNPq, Capes ou FAPEMIG, cota do Programa, dever√° comparecer √† secretaria do Programa entre o primeiro e o d√©cimo dia √ļtil de cada m√™s para assinar lista de frequ√™ncia.




Solicitação de Acerto de Matrícula 

Deve ser realizada e entregue na secretaria, dentro do período indicado pela UFMG, utilizando formulário próprio Formulário de Acerto de Matrícula
, devidamente preenchido e assinado.



Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE - CAPES 

Para detalhes sobre bolsa sanduíche vide o Regulamento do PDSE
.



Aproveitamento de Estudos

Observa√ß√£o: s√≥ ser√£o aceitas solicita√ß√Ķes de aproveitamento de estudos de alunos regularmente matriculados ap√≥s¬†ter conclu√≠do¬†(com aprova√ß√£o) no m√≠nimo¬†08 cr√©ditos.

Documentação necessária:

- Requerimento próprio (disponível na Secretaria do PPGEE - preencher um requerimento para cada disciplina a ser dispensada);
- Em caso de aproveitamento de disciplina cursada como Isolada no PPGEE, solicitar na Secretaria o certificado de conclus√£o de disciplina;
- Solicitar a anuência do orientador no(s) requerimento(s) de aproveitamento de estudos. Como não existe espaço específico no formulário para esta anuência, o orientador poderá assinar ao lado da assinatura do aluno);

Aten√ß√£o: Para aproveitamento de disciplinas cursadas em outros programas de p√≥s-gradua√ß√£o da UFMG ou de outras institui√ß√Ķes, √© necess√°rio anexar ao requerimento a ementa e o programa da disiciplina.


NENHUM TIPO DE SOLICITA√á√ÉO SER√Ā RECEBIDA POR EMAIL.



Diploma de Mestrado e/ou Doutorado

Documentação necessária:

   1. Cópia do diploma do grau acadêmico anterior (frente e verso) com carimbo do Ministério da Educação;
   2. Cópia da carteira de identidade, Documento Militar e Título de Eleitor;
   3. Cópia do passaporte ou carteira de identidade de estrangeiro;
   4. Cópia da certidão de nascimento ou da certidão de casamento;
   5. Histórico Escolar;
   6. "Nada consta" da Biblioteca Universitária (o aluno deverá solicitar o documento na biblioteca da E.E.);
   7. Atestado de publicação
Para obter o atestado de publica√ß√£o o aluno dever√° entregar na Biblioteca Universit√°ria (BU) o¬† formul√°rio de Identifica√ß√£o do material bibliogr√°fico impresso ou eletr√īnico
(devidamente assinado) e o arquivo em pdf de sua tese ou dissertação.
obs: o formulário de identificação está disponível na página do PPGEE - Formulários;
   8. Entrega na Biblioteca da Escola de Engenharia de uma cópia impressa (capa dura) da Dissertação ou Tese no seguinte formato:

    Capa:

    Universidade Federal de Minas Gerais
    Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
    Título da Dissertação / Tese
    Nome do Aluno

    Lombada:

¬†¬†¬† PPGEE - Identifica√ß√£o (Disserta√ß√£o de Mestrado ou Tese de Doutorado) - N√ļmero da Disserta√ß√£o ou Tese - UFMG

    Obter na Secretaria do curso para constar como primeiras páginas, as folhas de rosto e de assinatura da banca.

    Obs: dissertação de mestrado - capa dura na cor azul; tese de doutorado - capa dura na cor verde


Obs.: Para emissão de 2ª via do diploma, é necessário também o comprovante original do pagamento da taxa de expedição de diploma. Guia original da taxa de expedição recolhida ao Banco do Brasil - Agência: 3.602-1 - Conta: 170.500-8 - Código identificador: 15306215229016-0 - Valor da taxa: 30,00 reais (Trinta Reais). Também disponível na página do PPGEE.



Disciplinas Isoladas

Observa√ß√£o: Para os novos alunos, a partir de mar√ßo de 2012, ser√£o aceitas at√© tr√™s disciplinas isoladas para aproveitamento de estudos¬† para o¬† Mestrado¬† e at√© duas disciplinas isoladas para aproveitamento de estudos no Doutorado. Em ambos os casos considerando que se tenha obtido conceito A ou B e que a disciplina¬†tenha¬†sido cursada nos √ļltimos 3 anos.


NOTA:  Disponibilizadas apenas para pessoas que não possuem vínculo acadêmico com a UFMG e tenham concluído a Graduação.


- Para acessar a inscrição preencha o
Protocolo de Requerimento on-line (Consulte o Calend√°rio/Agenda - canto inferior direito no s√≠tio do Programa para o per√≠odo de inscri√ß√Ķes e matr√≠cula).


Documentação necessária a ser anexada ao Requerimento (todos os documentos no formato PDF):

    - Curriculum Vitae atualizado (obrigatório anexar).
    - Histórico Escolar da Graduação (obrigatório anexar).
    - Histórico Escolar da Pós-Graduação, se for o caso.



Para o requerimento: data conforme estabelecida na Agenda/Calendário (vide canto inferior direito no sítio do Programa). Serão aceitos até o máximo de 3 pedidos.


Para Matrícula: data conforme estabelecida na Agenda/Calendário (vide canto inferior direito no sítio do Programa). Os aprovados deverão comparecer à Secretaria do Programa munidos de:

  1. Formulário de inscrição preenchido e impresso;
  2. Cópia do Diploma de Graduação ou cópia de declaração de conclusão e colação de grau;
  3. Cópia da Carteira de Identidade;
  4. Cópia do CPF;
  5. Cópia do comprovante de Endereço;
  6. Cópia da Certidão de Nascimento/Casamento;
  7. Boleto de matrícula em disciplina isolada quitado (realizar apenas um pagamento, mesmo quando cursar mais de uma disciplina). 



Disciplinas Eletivas

- Disponibilizadas para pessoas com vínculo acadêmico com a UFMG (Pós-Graduação);
- Protocolo de Requerimento: data conforme o estabelecido no Calendário Acadêmico da UFMG, divulgado na página:
www.ufmg.br

- Documentação necessária:
   
      - Requerimento próprio (também disponível na Secretaria do PPGEE);
      - Histórico Escolar;
      - Anuência do Orientador e aprovação dos Colegiados de ambos os cursos;

- Matrícula: data conforme o estabelecido no Calendário Acadêmico da UFMG, divulgado na página: www.ufmg.br

Atenção: As datas do protocolo de requerimento e de matrícula seguem rigorosamente o calendário definido pela UFMG.




Trancamento Total de Matrícula e Trancamento Parcial de Disciplinas

1) Trancamento Total de Matrícula:

Protocolo de Requerimento: Data conforme o estabelecido no Calendário Acadêmico da UFMG, divulgado na página:
www.ufmg.br

Documentação necessária:

    - Requerimento próprio disponível na página:
www.ufmg.br/drca (formul√°rios);
    - Justificativa do aluno com anuência do orientador.

2) Trancamento Parcial de Disciplinas:

Protocolo de Requerimento: Data conforme o estabelecido no Calendário Acadêmico da UFMG, divulgado na página:
www.ufmg.br

Documentação necessária:

    - Requerimento próprio disponível na página:
www.ufmg.br/drca
(formul√°rios);
    - Justificativa do aluno com anuência do orientador.




Certificado de Especialização

Documentação necessária:

   1. Cópia do diploma do grau acadêmico anterior (frente e verso) com carimbo do Ministério da Educação;
   2. Cópia da carteira de identidade;
   3. Cópia do passaporte ou carteira de identidade de estrangeiro;
   4. Cópia da certidão de nascimento ou da certidão de casamento;
   5. Comprovante original do pagamento da taxa de expedição de diploma. Guia original da taxa de expedição recolhida ao Banco do Brasil - Agência: 3.602-1 - Conta: 170.500-8 - Código identificador:
  15306215229016-0 - Valor da taxa: 30,00 reais (Trinta Reais). Também disponível na página do PPGEE;
   6. Comprovação de quitação das taxas escolares ou sua isenção;
   7. Comprovante de quitação com a Fundação Christiano Ottoni;
   8. Entregar na Biblioteca da Escola de Engenharia 01 cópia encadernada (capa dura);
9. Atestado de publicação
Para obter o atestado de publica√ß√£o o aluno dever√° entregar na Biblioteca Universit√°ria (BU) o¬† formul√°rio de Identifica√ß√£o do material bibliogr√°fico impresso ou eletr√īnico (devidamente assinado) e o arquivo em pdf de sua monografia.
obs: o formulário de identificação está disponível na página do PPGEE - Formulários;  
10. "Nada consta" da Biblioteca Universit√°ria (o aluno dever√° solicitar o documento na biblioteca da E.E.).



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