UFMG Página principal
  Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de Concentração: Engenharia de Potência

Linhas de Pesquisa e professores vinculados

Compatibilidade Eletromagnética e Qualidade de Energia (CEQE)

O Grupo de Pesquisa em Compatibilidade Eletromagnética e Qualidade da Energia atua nas seguintes áreas:

Compatibilidade Eletromagnética; Qualidade da Energia Elétrica; Variações de Tensão de Curta Duração; Harmônicos em Sistemas Elétricos; Modelagem de Fontes; Impacto de Harmônicos em Equipamentos; Mitigação e Penetração de Harmônicos em Sistemas Elétricos; Fontes Alternativas de Energia; Integração de Aerogeradores em Redes Elétricas; Geradores Elétricos e Sistemas de Conversão para Aerogeradores e para Sistemas Fotovoltáicos; Engenharia de Alta Tensão e suas Aplicações; Isolamento Elétrico; Descargas Parciais e Efeito Corona; Proteção contra Descargas Atmosféricas; Ensaios de Compatibilidade Eletromagnética; Blindagem Eletromagnética; Transitórios Eletromagnéticos em Sistemas de Energia; Aplicações de Processamento de Sinais em Sistemas de Energia; Planejamento de Sistemas Elétricos de Potência; Mercados de Energia Elétrica e Regulação do Setor Elétrico.

Glássio Costa de Miranda
Helder de Paula
Hilton de Oliveira Mota
Ivan José da Silva Lopes
José Osvaldo Saldanha Paulino
Sidelmo Magalhães Silva
Victor Flores Mendes
Wadaed Uturbey da Costa
Wallace do Couto Boaventura

Eletrônica de Potência (EP)
Braz de Jesus Cardoso Filho
Danilo Iglesias Brandão
Igor Amariz Pires
Lenin Martins Ferreira Morais
Marcos Antônio Severo Mendes
Pedro Francisco Donoso Garcia
Porfírio Cabaleiro Cortizo
Seleme Isaac Seleme Júnior

Sistemas de Energia Elétrica (SEE)

A Linha de Pesquisa SEE abrange temas relativos aos distúrbios nos sistemas elétricos, às metodologias e instrumentos para sua percepção e registro, e às técnicas de controle e proteção. A linha alcançou excelência internacional nos temas específicos elencados:

Descargas atmosféricas - Física do fenômeno, medição de seus parâmetros primários (campos eletromagnéticos, correntes de descargas) e detecção (sistemas de localização de raios); Desenvolvimento de medidores especiais; Efeitos das descargas: Incidência direta - Sobretensões em linhas e sistemas elétricos
Descargas próximas: Tensões Induzidas em redes de distribuição e comunicação; Técnicas e metodologias de Proteção.

Aterramentos Elétricos - Modelagens e aplicativos computacionais; Técnicas de medição e Instrumentação;Parâmetros do solo: dependência da freqüência e ionização do solo; Resposta de Aterramentos frente a correntes de descargas; Aterramentos Específicos (Linhas de Transmissão, Redes, Malhas etc.); Técnicas e Metodologias de Projeto e Proteção.

Expansão e Operação de Sistemas Elétricos de Potência - Supervisão e Controle de Sistemas Elétricos; Controle de Tensão e Potência Reativa; Estabilidade de Tensão; Afundamento de Tensão; Restabelecimento de Sistemas Elétricos; Aplicações de Sistemas de Medição Fasorial no Planejamento e em Tempo Real.

Proteção de SEP - Algoritmos de proteção; Localização de faltas; Proteção digital de distância e diferencial; Tratamento de sinais oscilográficos.

A linha conta com infra-estrutura de pesquisa própria, o LRC (Lightning Research Center). Este centro de destaque internacional é constituído pelo prédio sede no Campus da UFMG e pelo Complexo de Pesquisa do Morro do Cachimbo - MCS (a 20 km do Campus). O prédio reúne 6 laboratórios especializados e abriga a equipe de pesquisadores e estudantes (~50 pessoas). No Complexo MCS são desenvolvidas atividades de medição de correntes e campos de raios e ensaio em linhas de transmissão e de distribuição experimentais.

Alberto Resende De Conti
Clever Sebastião Pereira Filho
Fernando Henrique Silveira
Maria Helena Murta Vale
Silvério Visacro Filho

Área de Concentração: Sinais e Sistemas

Linhas de Pesquisa e professores vinculados

Engenharia Biomédica (EB)

A Engenharia Biomédica (EB) é uma área interdisciplinar que emprega conhecimentos e métodos das Ciências Exatas para investigar e resolver problemas da Medicina e da Biologia. No Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, a linha EB desenvolve projetos de pesquisa principalmente em instrumentação biomédica e processamento de sinais aplicados ao estudo dos sistemas cardíaco, respiratório e nervoso. Constroem-se sistemas para pesquisa básica e equipamentos médico-hospitalares com inovação tecnológica. Desenvolvem-se e aplicam-se métodos matemáticos com vistas à extração de informações relevantes acerca da fisiologia desses sistemas e da saúde humana. Os temas atualmente investigados são interfaces cérebro-máquina-cérebro, prática mental na reabilitação de pacientes, análise da atividade elétrica cerebral relacionada a sistemas cognitivos e sensoriais - incluindo o potencial evocado auditivo, visual e somato-sensitivo (por corrente e temperatura) em regime permanente, mecanismos celulares da percepção visual - pupilometria, variabilidade da frequência cardíaca, pressões respiratórias máximas. Cabe salientar que a linha EB no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica agrupa profissionais oriundos de diferentes áreas, tais como Engenharia (elétrica, eletrônica, controle e automação, mecânica, civil), Física, Computação, Biologia, Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Educação Física, Psicologia, Letras. Tais características tornam a linha EB um terreno plural e fértil para o surgimento de novos engenhos.

Alessandro Beda
Carlos Julio Tierra Criollo
Danilo Barbosa Melges
Henrique Resende Martins
Jerome Baron

Modelagem, Análise e Controle de Sistemas Não Lineares (MACSIN)

O grupo de pesquisa MACSIN (Modelagem, Análise e Controle de Sistemas Não Lineares), do Departamento de Engenharia Eletrônica da Universidade Federal de Minas Gerais foi cadastrado junto ao CNPq em 1995. Desde então, vem realizando trabalhos de pesquisa e desenvolvimento em diversas áreas, tais como identificação de sistemas, processamento e análise não linear de sinais, análise e modelagem de sistemas dinâmicos não lineares, filtragem e estimação de estados, controle e sincronismo de osciladores, instrumentação virtual, para citar alguns. O grupo desenvolveu projetos de P&D junto a empresas dentre elas a Força e Luz Cataguazes Leopoldina, CEMIG e mais recentemente a Petrobras SA. O grupo também desenvolveu parceria com o Grupo de Pesquisa Núcleo de Neurociências do Instituto de Ciência Biológicas da UFMG para o estudo de problemas envolvendo processamento de sinais e imagens na área biológica. Dezenas de alunos de graduação, mestrado e doutorado concluíram com sucesso seus trabalhos sob a orientação de professores do grupo que também mantém projetos de cooperação com instituições de ensino no exterior. Uma característica da maioria dos trabalhos realizados no grupo é a combinação de técnicas sofisticadas com significativos desafios teóricos e sua aplicação na solução de problemas práticos das mais diversas áreas, incluindo aeronáutica, robótica, petroquímica e biomédica, dentre outras. Os alunos do grupo devem, portanto, destacar-se pela disposição de adquirir uma sólida base conceitual utilizando-a com criatividade na solução de problemas. Recomenda-se que os candidatos interessados em participar do processo seletivo do PPGEE entrem em contato com os professores do grupo antecipadamente para dicas e recomendações de caráter geral.

Alexandre Rodrigues Mesquita
Bruno Otávio Soares Teixeira
Eduardo Mazoni Andrade Marçal Mendes
Homero Nogueira Guimarães
Leonardo Amaral Mozelli
Leonardo Antônio Borges Tôrres
Luis Antonio Aguirre
Reinaldo Martinez Palhares

Controle, Automação e Robótica (CAR)

A análise e síntese de sistemas de controle automático para processos industriais, robôs e sistemas dinâmicos em geral é o principal alvo das investigações conduzidas pelos pesquisadores desta linha. Atualmente a concepção de estratégias de automação é tema de grande relevância, pois há uma incessante busca pelo aprimoramento de processos, objetivando aumento de eficiência energética, redução de consumo de matérias-primas e de emissão de poluentes, bem como melhoria da qualidade de vida por meio do uso intensivo de mecanismos automáticos em tarefas repetitivas, ou de grande precisão, ou que simplesmente são impossíveis de serem realizadas por seres humanos. Neste contexto, os pesquisadores desta linha têm se dedicado a propor técnicas de síntese de controladores e de sistemas robóticos, além de novos métodos de análise de estabilidade e de desempenho, considerando aspectos reais dos processos tais como incertezas, sinais de medição ruidosos, ocorrência de falhas e atrasos entre medição e atuação.

Bruno Vilhena Adorno
Carlos Andrey Maia
Fábio Gonçalves Jota
Fernando de Oliveira Souza
Guilherme Augusto Silva Pereira
Guilherme Vianna Raffo
Luciano Cunha de Araújo Pimenta
Patrícia Nascimento Pena
Vinícius Mariano Gonçalves

Área de Concentração: Sistemas de Computação e Telecomunicações

Linhas de Pesquisa e professores vinculados

Microeletrônica e Microssistemas (MeMSs)

Essa linha de pesquisa, incluída na área de concentração "Sistemas de Computação", foi criada em 2009 com o objetivo de alavancar a área de microeletrônica e de microssistemas no Programa. A sua missão é contribuir com a formação de recursos humanos de alto nível e desenvolver pesquisas compatíveis com padrões internacionais. Este linha de pesquisa concentra-se no desenvolvimento, na fabricação e na verificação de circuitos integrados e microssistemas. Através disso, as atividades dos membros da linha incluem projetos relacionados à optrônica e aos sensores ópticos, à micro- e nanoeletrônica aplicada, ao desenvolvimento de sistemas integrados e à metrologia. Além disso, membros da MeMSs são integrantes no INCT-DISSE de nanodispositivos semicondutores, e colaboram diretamente com o INCT-NAMITEC de nano- e micro-tecnologias. Mais informações sobre os laboratórios dos participantes da linha de pesquisa encontram-se aqui: OptMAlab - www.cpdee.ufmg.br/~optma, PSE - www.cpdee.ufmg.br/~diogenes/pse/Lab.

Ado Jorio de Vasconcelos
Alair Dias Júnior
Davies William de Lima Monteiro
Diógenes Cecílio da Silva Júnior
Flávio Henrique Vasconcelos
Frank Sill Torres
Gilberto Medeiros Ribeiro
Linnyer Beatrys Ruiz
Luciana Pedrosa Salles

Inteligência Computacional (IC)
Adriano Vilela Barbosa
André Paim Lemos
Antônio de Pádua Braga
Cristiano Leite de Castro
Frederico Gadelha Guimarães
Hani Camille Yehia
Luciano de Errico
Maurílio Nunes Vieira
Vicente Ferreira de Lucena Jr.
Walmir Matos Caminhas

Otimização (OT)
Eduardo Gontijo Carrano
Felipe Campelo França Pinto
João Antônio de Vasconcelos
Lucas de Souza Batista
Petr Iakovlevitch Ekel
Ricardo Hiroshi Caldeira Takahashi
Rodney Rezende Saldanha

Antenas, Propagação de Ondas de Rádio e Eletromagnetismo Aplicado (APE)

As atividades da linha de pesquisa Antenas, Propagação de Ondas de Rádio e Eletromagnetismo Aplicado (APE) são voltadas para o ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Telecomunicações e Eletromagnetismo Aplicado, visando a aplicação da teoria eletromagnética em problemas de engenharia envolvendo síntese e análise de antenas, dispositivos de microondas, caracterização da propagação radioelétrica e do canal rádio, previsão de desempenho de sistemas de comunicação sem fio, projeto de máquinas e dispositivos eletromagnéticos e ensaios não destrutivos. Problemas envolvendo campos eletromagnéticos acoplados a outros sistemas físicos também são trabalhados, como processos de aquecimento indutivo ou por microondas, campos em sistemas biológicos, etc. As atividades da linha também incluem a criação de ferramental teórico e numérico dedicado à solução destes problemas, utilizando técnicas como os métodos de elementos finitos (tradicionais e generalizados), diferenças finitas, método dos momentos, métodos sem malhas e elementos de contorno.

Cássio Gonçalves do Rego
Diogo Batista de Oliveira
Elson José da Silva
Fernando José da Silva Moreira
Jaime Arturo Ramírez
Renato Cardoso Mesquita
Ricardo Luiz da Silva Adriano

Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Escola de Engenharia
Departamento de Engenharia Eletrônica
Departamento de Engenharia Elétrica
Avenida Antônio Carlos, 6627 - Escola de Engenharia - Bloco I sala 2303 - Belo Horizonte/Minas Gerais - Brasil
CEP 31270-901 - Telefone: +55 (31)3409-5465 - Fax:+55 (31)3409-5480 - Webdesign: Eduardo Galvão®
English Version
Enviar e-mail